"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19229

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marcos Filipe Motta
Orientador RONY PETTERSON GOMES DO VALE
Título A importância da tutoria em língua portuguesa na formação acadêmica de tutores e estudantes.
Resumo O programa de tutoria da Universidade Federal de Viçosa (UFV) é uma ferramenta importante no que se refere a extensão universitária e auxílios de nossos estudantes. A extensão universitária se constitui como um elo que uni ensino e pesquisa voltados para a sociedade. Servidores, corpo docente, corpo discente são chamados a partilhar com a sociedade o conhecimento adquirido dentro da universidade a fim de um crescimento mútuo. O programa de tutoria tem como objetivo dar apoio acadêmico-pedagógico aos estudantes ingressantes na UFV, tal apoio é feito pelos próprios estudantes, veteranos, que exercem sua parcela no que compete a extensão que, aqui, volta-se para a comunidade acadêmica, num ímpeto da prática docente e de um corpo discente forte. A LET 099 é uma das tutorias que fazem parte do programa de tutoria da UFV. Tendo sua retomada em 2023, ela se propõem a auxiliar a comunidade acadêmica no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa. O ensino pensando e proposto pela tutoria entende o contexto sócio-histórico em que se insere, os problemas localizados e aqueles a quem se direciona. O programa não se limita a apenas enfrentar problemas básicos relacionados a leitura e escrita em língua portuguesa, mas serve como um auxílio na compreensão e produção do discurso cientifico, discurso predominante na universidade, tendo em mente a pluralidade de estudantes com seus diferentes níveis de letramento. Logo, a LET 099 se encaixa numa perspectiva de equidade que oferece a esses estudantes uma assessoramento que hoje se vê necessário. Os estudantes de LET 099 são ingressantes calouros da UFV que no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tiveram notas iguais ou inferiores a 40% na proposta de redação. A matricula desses estudantes é automática, porém qualquer outro membro do corpo discente da UFV, ingressante ou não, pode solicitar matricula na tutoria visto a necessidade. Os conteúdos abordados perpassam o discurso acadêmico-científico numa construção que desdobra a compreensão, leitura e produção. O objetivo é levar os estudantes a um conhecimento mínimo, mas substancial e perene que os auxiliará em toda a caminhada estudantil dentro da Universidade. Os tutores de LET 099 são discentes do curso de letras da UFV, devidamente selecionados, através de concurso, e formados para desempenhar o papel em questão, através da coordenação exercida por um professor da área de Português do departamento de Letras (DLA) da UFV. O exercício da função de tutor, numa prática ativa, é um auxilio ao que se compete as atividades de ensino-aprendizagem, visto que trata-se de estudantes que se preparam para exercer a docência. O trabalho, tendo como pressupostos os mencionados acima, se insere num relato de experiência que aborda a visão de um tutor de LET 099 no que se refere a prática da atividade de extensão e os resultados vistos por ele nos estudantes matriculados.
Palavras-chave Tutoria, Língua Portuguesa, ensino
Forma de apresentação..... Vídeo
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