"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19221

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Mayara Stefani Ventura Silva
Orientador APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA
Outros membros EMERICH MICHEL DE SOUSA, GABRIEL HENRIQUE SPERANDIO
Título A importância das aulas experimentais no ensino de química
Resumo Este presente relato refere-se ao primeiro módulo do Programa Residência Pedagógica, Núcleo de Química e Física, UFV, edital 2022-2024, que consiste numa ambientação por parte dos residentes em relação à escola na qual estão inseridos, isto é, os residentes reconhecem a escola, a estrutura física, os recursos disponibilizados, são orientados sobre as normas e a rotina escolar e, principalmente, acompanham as aulas auxiliando quando solicitado e, ainda, estão em contato com os alunos, ajudando-os. O colégio em que estou vivenciando as atividades do Residência Pedagógica é o Cap-Coluni acompanhando as turmas do primeiro ano do Ensino Médio. A primeira coisa que me chamou a atenção é que os estudantes têm como componente curricular uma disciplina chamada Técnicas Gerais de Laboratório de Química (TGQ) que é ministrada uma vez por semana com aulas experimentais, um diferencial se compararmos com outras escolas. Os alunos estão tendo o seu primeiro contato com a Química e por ser algo novo, tendem a achar que é muito difícil por serem acostumados à memorização de fórmulas química e matemáticas, além de conceitos abstratos. Porém ao promover a relação entre a teoria e prática os alunos conseguem construir novos significados para o que estão aprendendo, possibilitando assim a aprendizagem significativa. Nas aulas experimentais, foram os momentos que eu mais consegui me aproximar dos alunos, pois nestas aulas temos abertura para auxiliar os grupos em como executar o experimento, perguntando o que observaram e se entenderam o que observaram, ou seja, os estudantes deixam de serem sujeitos passivos e passam a ser protagonistas da sua própria aprendizagem. Além de executarem os experimentos, eles têm que coletar os dados por meio das suas observações anotando-as na apostila e são instigados pelo professor para que juntos possam interpretar os conceitos químicos presentes. Vale destacar que os conteúdos das aulas experimentais, na sua maioria, são integrados com os conteúdos das aulas teóricas permitindo que os residentes e o professor façam uso de analogias também, tornando o conceito químico mais plausível para os alunos. Ao final de cada prática tem um relatório no qual os alunos devem responder para entregar no prazo estipulado para correção, que são realizadas pelos residentes, permitindo conhecer um pouco mais sobre como o estudante fez seus registros e representações. Ao decorrer deste primeiro módulo foi possível notar uma evolução na argumentação das explicações dos alunos, mostrando que a experimentação é de extrema importância para o ensino de química, desenvolvendo o conhecimento científico. Ademais, as aulas experimentais do colégio vão ao encontro das ideias de Paulo Freire “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua própria produção ou a sua construção” (Freire, 1996, p. 47).
Palavras-chave alunos, aulas experimentais, residentes
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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