"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19218

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química Orgânica
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES, CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor Felipe Neper Paulino Muro
Orientador LEANDRO JOSE DOS SANTOS
Outros membros Guilherme Martins Fernandes, Vívian Helene Diniz Araújo
Título Estudo da atividade fitotóxica de tetrazóis em sementes de pepino e sorgo
Resumo O aumento populacional tem impulsionado a demanda por alimentos, e os agroquímicos desempenham um papel importante para aumentar a produtividade no campo e combater a fome em todo mundo. No entanto, esses defensivos químicos podem afetar negativamente o meio ambiente e a saúde das pessoas que o consomem. Portanto, é necessário o desenvolvimento de novos defensivos químicos, menos tóxicos e mais eficientes no combate às pragas.
   Neste contexto, algumas pesquisas demonstram que o uso de derivados tetrazólicos tem potencial para serem utilizados como fitotóxicos. Pensando nisso, neste trabalho foram utilizados dois tetrazóis comerciais o 5-Fenil-1H-tetrazol (FTET)  e o 1-fenil-1H-5-tiotetrazol (FTIO), além do 12-(1’-fenil-1’H-tetrazol-5’-ilsulfanil)dodecan-1-ol  (FTIOALQ), obtido a partir da alquilação do FTIO, para estudos do potencial fitotóxico desses compostos em sementes de pepino e sorgo.    
Para a realização dos ensaios foi usada a metodologia adaptada de Pinto et al. (2013). Inicialmente foi preparada uma solução de DMSO, que foi utilizada como controle negativo e uma solução do herbicida comercial metribuzin, que foi utilizada como controle positivo.   As soluções contendo o FTET, FTIO, FTIOALQ e metribuzin (dissolvidos/diluídos em DMSO), foram preparadas com as concentrações de 0,1; 0,25; 0,5 e 1,0 mmol.L-1 para cada composto. Em seguida, 5 mL da solução de FTET 0,1 mol.L-1 foi transferida para  uma placa de Petri contendo 20 sementes de pepino ou sorgo sobre um papel de germinação, a placa foi selada com papel filme e transferida para a câmara de germinação BOD, durante um período de cinco dias, sob fotoperíodo de 12 horas. Essa mesma sequência foi realizada para as demais soluções contendo os diferentes produtos nas diferentes concentrações, todos os ensaios foram feitos em triplicatas. Em seguida, as sementes foram esticadas, fotografadas e medidas por meio do programa de computador Photomed. As porcentagens de inibição foram calculadas, sendo as médias comparadas por meio do teste de Tukey a 5 % de probabilidade, utilizando-se o software Past3.
Após análise, os resultados dos testes indicaram que as soluções utilizadas demonstraram uma inibição seletiva do crescimento das raízes apenas nas sementes de sorgo. Foi observado que o FTET comercial apresentou a taxa mais alta de inibição, atingindo 79,25 % para a solução de 1 mmol.L-1. Além disso, o FTIO demonstrou uma taxa de inibição de 71,42 %, enquanto o metribuzin registrou uma taxa de 70,40 % para a mesma concentração. O FTIOALQ não demonstrou eficácia na inibição.
Considerando que a taxa de inibição foi significativa apenas na maior concentração das soluções dos tetrazóis comerciais, novos derivados tetrazólicos estão sendo sintetizados para avaliar a influência de grupos substituintes na capacidade fitotóxica.
Palavras-chave tetrazóis, fitotóxicos, herbicídas
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.