"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19216

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia de produção
Setor Departamento de Tecnologia de Alimentos
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Rafael Furriel Bezerra
Orientador FRANCYLARA MIRANDA DE CASTRO
Título Metodologias empregadas no programa de Pré Incubação realizado pelo tecnoPARQ-UFV
Resumo No programa de Pré-Incubação do tecnoPARQ, são realizadas atividades cujo principal objetivo é promover a criação de empresas de base tecnológica. O programa tem duração de cinco meses, e a seleção das empresas a serem pré-incubadas é feita por meio de um edital de fluxo contínuo, respeitando as normas em vigor. A iniciativa é pautada em 3 principais pilares: desenvolvimento do negócio (voltado para inserção da empresa no mercado); formação empreendedora (visa desenvolver nos participantes habilidades empreendedoras) e networking (visa promover a expansão da rede de contatos e parcerias dos participantes).
Ao longo do texto serão descritas as metodologias utilizadas dentro do programa de Pré-incubação, que auxiliam os empreendedores a alcançarem os resultados almejados com suas futuras empresas.
A metodologia do programa é pautada em dois blocos: o primeiro é baseado em metodologias ágeis e prioriza o processo de validação como ferramenta necessária para se encontrar o product market fit, um produto que realmente solucione as dores do mercado. Já o segundo bloco, consiste na criação do Plano de Negócios.
Nesse contexto existem dois mediadores e um supervisor que organizam as atividades desenvolvidas no programa, no qual atuam como facilitadores, ajudando a criar um ambiente não só de aprendizado aos empreendedores, mas, também, que favoreça o processo de validação do problema, a construção de um modelo de negócios alinhado com as necessidades do mercado, a validação do Mínimo Produto Viável e a escrita de um plano de negócios (documento que traz uma descrição e análise aprofundada dos principais produtos e serviços oferecidos; aspectos tecnológicos; mercado; plano de marketing, plano operacional e estratégico e do planejamento financeiro do negócio).
A iniciativa segue um cronograma semanal de atividades presenciais contendo workshops, palestras, mentorias, reuniões de acompanhamento e bancas de Pitch. Além disso, o programa possui um sistema de pontuação para medir o engajamento das futuras empresas e incentivar a competição entre os participantes. Esse sistema é atualizado mensalmente e pontua a presença dos empreendedores nas atividades do tecnoPARQ, a entrega das tarefas no prazo e o desempenho na apresentação de Pitch.
Até o momento, o programa conta com 4 futuras startups que passaram por 14 treinamentos realizados; 5 Bancas de Pitches, nas quais houveram melhoria contínua, referentes aos parâmetros analisados, em mais de 50% das equipes; escrita de 90% do plano de negócios; 24 empreendedores impactados, 3 empresas criadas; 24 horas de qualificação dos participantes e a realização de 33 horas de mentorias, assessorias e consultoria individual.
Como o programa ainda não foi finalizado, conclui-se que os responsáveis pela Pré-Incubação, têm trabalhado, seguindo as metodologias discutidas, para que todas as futuras startups possam completar a escrita do seu plano de negócios e apresentar a empresa, em um demoday na 93ª Semana do Fazendeiro.
Palavras-chave Programa, empreendedores, metodologias
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.