Resumo |
Este trabalho foi realizado no âmbito do Programa Residência Pedagógica, na Escola Estadual "Raul de Leoni", sob auxílio e acompanhamento da preceptora Marina Cardoso. Trata-se de resultados de aulas regidas na escola mencionada, nas turmas do 8° ano e do 9° ano do Ensino Fundamental, por alunas que fazem parte do Programa. Frente à defasagem do ensino provocado pelos dois anos de pandemia e o não desenvolvimento crítico historiográfico dos alunos, devido a um ensino de história factual, eurocêntrico, centrado nas ações dos grandes homens e dos vencidos, o qual compõe o material didático e as práticas tradicionais de sala de aula, tem-se na Residência Pedagógica alternativas para dinamizar esse ensino de história nas escolas de educação básica. Com isso, percebe-se a importância da utilização de fontes históricas nas salas de aula, ressaltando a importância e validação dos diferentes tipos de fontes considerados pela Nova História, uma vez que elas podem ser materiais que se aproximam da vivência dos estudantes, despertando assim o interesse destes e um melhor aprendizado da matéria, de acordo com preceitos pedagógicos do educador Paulo Freire. Além disso, ressalta-se a aplicação de temas da História Social, em congruência com os temas já trabalhados nas aulas e expostos nos livros didáticos, para ir de encontro às narrativas dominantes da historiografia tradicional. Procurou-se fazer com que os personagens silenciados por esta tomem o protagonismo de suas próprias histórias, contribuindo assim para a construção de indagações e criticidade dos alunos frente à ideia de uma verdade ou narrativa única da História. Para isso, a metodologia utilizada foram aulas expositivas e trabalhos individuais e em grupo, de acordo com as características específicas de cada turma. Pode-se concluir, com base no desempenho dos alunos durante as regências e ao final do bimestre, que a atuação da Residência Pedagógica de História nas turmas do 8° e 9° ano de Ensino Fundamental da Escola Estadual Raul de Leoni tem sido positiva, uma vez que o número de alunos com notas abaixo da média ao fim do bimestre foi pequeno, limitando-se, na maior parte das turmas, a alunos que apresentam muitas faltas. Ademais, os alunos no geral apresentaram bons desempenhos na realização das atividades aplicadas pelas residentes, que diziam respeito ao conteúdo de suas regências, bem como houve um elevado número de acertos nas questões referentes aos temas destas nas avaliações bimestrais aplicadas. |