Resumo |
Esse trabalho trata-se de um projeto de ensino intitulado: O grande mundo das formigas, que foi desenvolvido com 14 crianças na faixa etária de 2 a 3 anos da sala 2 do período matutino, do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no período de setembro a dezembro de 2022. O objetivo principal do projeto foi proporcionar às crianças a investigação e o conhecimento sobre as formigas trabalhando as múltiplas linguagens. Pretendeu-se: propiciar que as crianças investiguem e conheçam sobre as formigas, seu habitat e alimentação; promover o envolvimento entre instituição, família e comunidade. Ressalta-se a necessidade de trabalhar sobre os insetos, pois eles estão presentes no meio ambiente, aguçando a curiosidade das crianças. Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se do trabalho com projetos por meio de atividades lúdicas, contemplando as linguagens oral, escrita, matemática, ciências naturais e sociais, artes plásticas, musicais e dramáticas, corporeidade e movimento, sendo desenvolvido em duas etapas. Inicialmente, ouviu-se as hipóteses das crianças sobre as formigas; posteriormente foram desenvolvidas algumas atividades sobre esse inseto, como seu habitat, a sua alimentação, as suas características morfológicas assim como a relação do profissional biólogo com as formigas. Para este estudo Foi necessário trazer informações sobre a Entomologia, que é a área da biologia que estuda os insetos e sua relação com o homem, as plantas e outros animais. Por meio de observações, fotografias, anotações, registros de atividades, e outros, identificou-se que as crianças ampliaram seus conhecimentos acerca do tema proposto despertando o caráter investigativo, por meio de experiências geradoras de aprendizagens, identificados por meio das observações e questionamentos trazidos pelas crianças, o que se deu a partir do que as mesmas falavam com as professoras e colegas que era necessário deixar que a formiga vivesse na natureza e que lá era a sua casa. É importante o trabalho com projetos na prática pedagógica do professor de Educação Infantil, sendo este um dos caminhos para se organizar o planejamento de atividades para as crianças, pois, desta forma elas têm oportunidades de interagir e construir conhecimentos em torno de um tema que pode ser proposto ou sugerido por elas. Conclui-se que na realização dos projetos acontece uma investigação profunda sobre um assunto e toda a estrutura do mesmo é um esforço de pesquisa que pode ser centrado em encontrar respostas para os questionamentos das crianças, possibilitando a aprendizagem e contribuindo para o seu desenvolvimento. |