"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19199

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Fernanda Marques da Silva
Orientador HELOISA RAIMUNDA HERNECK
Outros membros MARIA SIMONE EUCLIDES
Título GÊNERO E RAÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: Uma análise dos blocos de atividades utilizados no período remoto em uma escola municipal da cidade de Ponte Nova – MG.
Resumo O presente trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento, no mestrado em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Viçosa. Considerando o período pandêmico e de isolamento social que vivemos nos anos de 2020/2021, decorrente da disseminação do vírus SARS-CoV-02 (Covid 19), que gerou a necessidade de modificação dos sistemas de ensino e a adoção do Ensino Remoto em todas etapas do ensino, questiono-me como foram abordados temas relacionados ao estudo de gênero e raça no Ensino Fundamental I durante o ensino remoto brasileiro? Os profissionais da educação, estão contribuindo para as discussões de tais temáticas, mostrando novos olhares e entendimentos ou reproduziram pensamentos de intolerância ao “diferente”. Qual currículo e/ou dispositivos pedagógicos foram valorizados pelos/as educadores na elaboração das apostilas para o trabalho remoto? Partindo desses questionamentos, o presente trabalho tem o objetivo de analisar no material didático utilizado durante o ano de 2021, como a abordagem aos temas relacionados a discussões de gênero e raça e qual a perspectiva trazida no que se relaciona a estas questões, em turmas de quintos anos do Ensino Fundamental I, em uma escola municipal da cidade de Ponte Nova, Minas Gerais. A abordagem metodológica adotada na pesquisa é qualitativa. Pra sua realização será realizada primeiramente uma roda de conversa com perguntas semiestruturadas com as professoras/elaboradoras dos Blocos de Atividades utilizados com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental I. Posteriormente será feita a Análise Documental dos Blocos de Atividades. Por meio da análise dos blocos, pretende-se identificar o modo como foram abordados temas relacionados a discussões de gênero e raça durante o ensino remoto. Para subsidiar as análises busca-se embasamento em autores e autoras como: Louro (1997); Silva (2022); Oliveira (2022); Meyer (2002); Ramos (1996); Gomes (2005); Munanga (1988); entre outros, para assim, entender e discutir o modo como foram tecidas as relações com a temática gênero e raça. Como terceira etapa, será proposta uma reflexão com os achados da pesquisa e as possibilidades para uma prática que considere todos e todas que fazem parte da escola. Assim, pretende-se promover uma reflexão sobre a importância das temáticas gênero e raça, bem como promover a construção coletiva de conhecimentos, os articulando. A partir de trabalhos pesquisados para verificar a produção já existente sobre a abordagem de gênero e raça nas séries iniciais do Ensino Fundamental, percebemos que essas temáticas são pouco abordada em salas de aula. Fato esse que acreditamos ser devido a falta de investimento de tais temáticas na formação inicial nos cursos de Pedagogia (MIRANDA, 2018), bem como nos livros didáticos (RAMÍDIO, 2020).
Palavras-chave Gênero, raça, Ensino Fundamental I.
Forma de apresentação..... Vídeo
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