Resumo |
O presente trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento, no mestrado em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Viçosa. Considerando o período pandêmico e de isolamento social que vivemos nos anos de 2020/2021, decorrente da disseminação do vírus SARS-CoV-02 (Covid 19), que gerou a necessidade de modificação dos sistemas de ensino e a adoção do Ensino Remoto em todas etapas do ensino, questiono-me como foram abordados temas relacionados ao estudo de gênero e raça no Ensino Fundamental I durante o ensino remoto brasileiro? Os profissionais da educação, estão contribuindo para as discussões de tais temáticas, mostrando novos olhares e entendimentos ou reproduziram pensamentos de intolerância ao “diferente”. Qual currículo e/ou dispositivos pedagógicos foram valorizados pelos/as educadores na elaboração das apostilas para o trabalho remoto? Partindo desses questionamentos, o presente trabalho tem o objetivo de analisar no material didático utilizado durante o ano de 2021, como a abordagem aos temas relacionados a discussões de gênero e raça e qual a perspectiva trazida no que se relaciona a estas questões, em turmas de quintos anos do Ensino Fundamental I, em uma escola municipal da cidade de Ponte Nova, Minas Gerais. A abordagem metodológica adotada na pesquisa é qualitativa. Pra sua realização será realizada primeiramente uma roda de conversa com perguntas semiestruturadas com as professoras/elaboradoras dos Blocos de Atividades utilizados com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental I. Posteriormente será feita a Análise Documental dos Blocos de Atividades. Por meio da análise dos blocos, pretende-se identificar o modo como foram abordados temas relacionados a discussões de gênero e raça durante o ensino remoto. Para subsidiar as análises busca-se embasamento em autores e autoras como: Louro (1997); Silva (2022); Oliveira (2022); Meyer (2002); Ramos (1996); Gomes (2005); Munanga (1988); entre outros, para assim, entender e discutir o modo como foram tecidas as relações com a temática gênero e raça. Como terceira etapa, será proposta uma reflexão com os achados da pesquisa e as possibilidades para uma prática que considere todos e todas que fazem parte da escola. Assim, pretende-se promover uma reflexão sobre a importância das temáticas gênero e raça, bem como promover a construção coletiva de conhecimentos, os articulando. A partir de trabalhos pesquisados para verificar a produção já existente sobre a abordagem de gênero e raça nas séries iniciais do Ensino Fundamental, percebemos que essas temáticas são pouco abordada em salas de aula. Fato esse que acreditamos ser devido a falta de investimento de tais temáticas na formação inicial nos cursos de Pedagogia (MIRANDA, 2018), bem como nos livros didáticos (RAMÍDIO, 2020). |