"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19197

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Rio Paranaíba
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lauania Aparecida Martins
Orientador FABIO ANDRE TEIXEIRA
Título Evasão escolar dos cursos de ensino superior da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba no período de 2017 a 2023
Resumo A evasão no ensino superior é um desafio que afeta as instituições e a sociedade como um todo. O Brasil testemunhou um significativo aumento no número de universidades, campi e vagas disponíveis no ensino superior desde a década de 90. No entanto, mesmo com essa expansão, a taxa de evasão também aumentou ao longo dos anos. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) revelam que a taxa de evasão atingiu 31,88% em 2021. Isso ressalta a necessidade de garantir o acesso e as condições adequadas para que os alunos concluam seus cursos. A pandemia de Covid-19 intensificou os desafios existentes na educação superior. Este estudo busca analisar a taxa de evasão no período de 2017 a 2023 na Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba, considerando a pandemia como um fator desafiador. O objetivo é identificar os principais fatores que levam à evasão, entender o impacto da pandemia e propor estratégias efetivas para reduzir a evasão e promover a permanência dos alunos no ensino superior. Estudar a evasão na UFV Campus Rio Paranaíba é relevante social, científica e economicamente. Compreender suas causas e impactos contribui para aprimorar a permanência dos alunos, avançar o conhecimento na área da educação e maximizar o retorno do investimento em educação. Reduzir a evasão promove desenvolvimento socioeconômico e cria um ambiente acadêmico mais acolhedor e favorável ao sucesso dos estudantes. O estudo tem abordagem descritiva, buscando identificar o perfil dos alunos que evadem da UFV - Campus Rio Paranaíba (2017-2023). Será realizado um estudo de coorte retrospectivo, utilizando método quantitativo de análise. Dados serão obtidos do Sistema de Apoio ao Ensino – Sapiens. A análise dos dados da evasão no Campus Rio Paranaíba da UFV revela que dos alunos que ingressaram em 2022, 19,4% já evadiram. Dos que ingressaram em 2017, 66,4%, evadiram e apenas 19,9% concluíram o curso. É importante destacar que houve também uma redução considerável no número de estudantes que ingressaram na UFV-CRP, passando de 643 em 2017 para 342 em 2023/1. Esses resultados indicam a necessidade de implementar estratégias que atraiam mais estudantes para a universidade e, ao mesmo tempo, promovam sua permanência e conclusão dos cursos. Diversos fatores contribuem para a evasão no ensino superior, como dificuldades financeiras, escolha inadequada do curso, expectativas não atendidas, problemas de relacionamento com colegas e professores, baixo desempenho acadêmico e questões familiares. Além disso, fatores relacionados ao curso e à instituição, como o prestígio social do curso, falta de motivação, qualidade do curso e infraestrutura, também desempenham um papel. Fatores socioculturais e econômicos externos, como o prestígio social da profissão escolhida e incompatibilidade de horários entre estudos e trabalho, também influenciam a evasão.
Palavras-chave evasão, abandono, ensino superior
Forma de apresentação..... Vídeo
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