Resumo |
Recentemente, tivemos no Brasil uma das eleições mais polarizadas da história, marcada por disputas ideológicas entre partidos de direita e esquerda, que culminaram com a vitória do candidato de oposição, Luís Inácio Lula da Silva. A partir desse momento, torna-se importante a tarefa do presidente eleito de buscar pacificar o país, por meio de discursos que promovam a adesão da população em geral – e não apenas dos seus eleitores – ao seu projeto de governo. Nesse contexto, reconhecemos a importância das estratégias discursivas adotadas pelos políticos – e especificamente, pelo presidente eleito Lula – para fazer com que a instância cidadã crie uma compatibilidade com as suas propostas, a partir de uma projeção de uma imagem positiva do político. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo descrever e analisar as estratégias de construção de ethos do presidente eleito Lula durante o discurso de posse do seu terceiro mandato, proferido em Brasília, no dia 01 de janeiro de 2023. Para isso, vamos adotar a noção de ethos discursivo, na perspectiva da Análise do Discurso Semiolinguística, de Patrick Charaudeau (CHARAUDEAU, 2006, 2008), e dos trabalhos a respeito do tema de autoria de Ruth Amossy (AMOSSY, 2005), avaliando como a identidade do político pode ser construída por meio do discurso, a fim de conquistar uma representatividade social e uma adesão da instância cidadã à sua pessoa é às suas propostas. Nessa perspectiva, a construção do ethos está inserida na encenação sociolinguageira, o que faz com que o locutor adapte o seu discurso à situação de comunicação. Sendo assim, também no discurso político, o sujeito comunicante recorre à criação de ethé conforme sua intencionalidade, visando assim, promover uma a imagem positiva diante do público. Para alcançarmos esse objetivo, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: leitura do referencial teórico a respeito do texto, especialmente os trabalhos de Charaudeau (2006 e 2008) e Amossy (2005), para compreensão do conceito de ethos e das categorias que permitem a sua descrição; obtenção da íntegra do discurso de posse, que se encontra transcrito no site oficial do governo federal; descrição e interpretação dos comportamentos discursivos que levam à construção dos éthé, por meio das categorias identificadas anteriormente. A análise dos dados nos permitiu identificar a promoção tanto do ethos de credibilidade, quanto de identificação, com predominância do segundo, com a presença das imagens de humanidade e solidariedade. Quanto ao ethos de humanidade, observamos que o presidente demostra ter sentimentos e compaixão para com os que sofrem, emocionando-se ao falar das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Com relação ao ethos de solidariedade, Lula demonstra estar consciente das dificuldades que o país enfrenta e, ao mesmo tempo, assume a responsabilidade de solucionar as graves mazelas sociais que castigam a população, enfatizando o problema da fome no país. |