"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19175

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Luiza Soares Cortes Silva
Orientador MONICA SANTOS DE SOUZA MELO
Título Análise da construção do ethos no discurso de posse do presidente Lula em 2023.
Resumo Recentemente, tivemos no Brasil uma das eleições mais polarizadas da história, marcada por disputas ideológicas entre partidos de direita e esquerda, que culminaram com a vitória do candidato de oposição, Luís Inácio Lula da Silva. A partir desse momento, torna-se importante a tarefa do presidente eleito de buscar pacificar o país, por meio de discursos que promovam a adesão da população em geral – e não apenas dos seus eleitores – ao seu projeto de governo. Nesse contexto, reconhecemos a importância das estratégias discursivas adotadas pelos políticos – e especificamente, pelo presidente eleito Lula – para fazer com que a instância cidadã crie uma compatibilidade com as suas propostas, a partir de uma projeção de uma imagem positiva do político. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo descrever e analisar as estratégias de construção de ethos do presidente eleito Lula durante o discurso de posse do seu terceiro mandato, proferido em Brasília, no dia 01 de janeiro de 2023. Para isso, vamos adotar a noção de ethos discursivo, na perspectiva da Análise do Discurso Semiolinguística, de Patrick Charaudeau (CHARAUDEAU, 2006, 2008), e dos trabalhos a respeito do tema de autoria de Ruth Amossy (AMOSSY, 2005), avaliando como a identidade do político pode ser construída por meio do discurso, a fim de conquistar uma representatividade social e uma adesão da instância cidadã à sua pessoa é às suas propostas. Nessa perspectiva, a construção do ethos está inserida na encenação sociolinguageira, o que faz com que o locutor adapte o seu discurso à situação de comunicação. Sendo assim, também no discurso político, o sujeito comunicante recorre à criação de ethé conforme sua intencionalidade, visando assim, promover uma a imagem positiva diante do público.
Para alcançarmos esse objetivo, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: leitura do referencial teórico a respeito do texto, especialmente os trabalhos de Charaudeau (2006 e 2008) e Amossy (2005), para compreensão do conceito de ethos e das categorias que permitem a sua descrição; obtenção da íntegra do discurso de posse, que se encontra transcrito no site oficial do governo federal; descrição e interpretação dos comportamentos discursivos que levam à construção dos éthé, por meio das categorias identificadas anteriormente. A análise dos dados nos permitiu identificar a promoção tanto do ethos de credibilidade, quanto de identificação, com predominância do segundo, com a presença das imagens de humanidade e solidariedade. Quanto ao ethos de humanidade, observamos que o presidente demostra ter sentimentos e compaixão para com os que sofrem, emocionando-se ao falar das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Com relação ao ethos de solidariedade, Lula demonstra estar consciente das dificuldades que o país enfrenta e, ao mesmo tempo, assume a responsabilidade de solucionar as graves mazelas sociais que castigam a população, enfatizando o problema da fome no país.
Palavras-chave Discurso político, Teoria Semiolinguística, Ethos
Forma de apresentação..... Vídeo
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