ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação |
Setor | Departamento de Educação Infantil |
Bolsa | Não se Aplica |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Vitória Flávia Cardoso Lopes |
Orientador | MARCIA ONISIA DA SILVA |
Outros membros | Iasmin Yullis Silva Julio, KAMILLA BOTELHO DE OLIVEIRA, Letícia Tavares Brandão |
Título | Arte com argila na área externa: um jeito lúdico de brincar lá fora |
Resumo | O projeto de ensino, denominado “Fazer arte lá fora, porque é lá que quero arteirar”, abrigou vários subprojetos que foram idealizados para proporcionar vivências artísticas às crianças matriculadas no Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) e do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), explorando, especialmente seus espaços externos. O principal objetivo da proposta apresentada foi levar experiências ricas com argila para crianças na faixa etária de 02 a 03 anos, do LDI, do turno da tarde. O principal foco das foi proporcionar o conhecimento sobre as artes plásticas. Sendo assim, o grupo decidiu utilizar esculturas da artista Licida Vidal. Inicialmente, apresentou-se a artista e suas obras às crianças, contextualizando seu trabalho. Em seguida, houve a apreciação de algumas de suas obras. Em um terceiro momento, as crianças foram convidadas a utilizarem o espaço externo do LDI e fazerem esculturas inspiradas nas estudadas. Todas as atividades tiveram a ludicidade como meio, pois todo o processo de expressão artística ocorreu a partir da brincadeira. Dessa forma, a sequencia foi: apresentação das obras da artista e apreciação de 2 delas, exploração da argila e proposição de uma escultura a ser feita pelas crianças. Houve grande envolvimento das crianças e o interesse em participar das atividades propostas despertou-se, também, pelo fato de sr usado o espaço externo. Essa forma de fazer contribuiu de maneira significativa para despertar o interesse das crianças, favorecendo o sentimento de liberdade e auxiliando no processo de expressão artística. Conclui-se que a expressão em artes, a criatividade e o interesse das crianças podem ser explorados, a partir da inovação tanto das atividades, quanto dos locais em que podem ser realizadas. É importante refletir sobre o potencial e o poder que o planejamnto sequencial e realização autoral pelas crianças podem ser aliados do professor, uma vez que, ao se tornarem autonomas, vão se distanciando, cada vez mais, da dependencoa do adulto e se apropriando de técnicas valiosas que possibilitam seu desenvolvimento e aprendizagem. |
Palavras-chave | artes plásticas, educação infantil, argila |
Forma de apresentação..... | Vídeo |
Link para apresentação | Vídeo |
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