"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19170

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Vitória Flávia Cardoso Lopes
Orientador MARCIA ONISIA DA SILVA
Outros membros Iasmin Yullis Silva Julio, KAMILLA BOTELHO DE OLIVEIRA, Letícia Tavares Brandão
Título Arte com argila na área externa: um jeito lúdico de brincar lá fora
Resumo O projeto de ensino, denominado “Fazer arte lá fora, porque é lá que quero arteirar”, abrigou vários subprojetos que foram idealizados para proporcionar vivências artísticas às crianças matriculadas no Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) e do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), explorando, especialmente seus espaços externos.
O principal objetivo da proposta apresentada foi levar experiências ricas com argila para crianças na faixa etária de 02 a 03 anos, do LDI, do turno da tarde. O principal foco das foi proporcionar o conhecimento sobre as artes plásticas. Sendo assim, o grupo decidiu utilizar esculturas da artista Licida Vidal. Inicialmente, apresentou-se a artista e suas obras às crianças, contextualizando seu trabalho. Em seguida, houve a apreciação de algumas de suas obras. Em um terceiro momento, as crianças foram convidadas a utilizarem o espaço externo do LDI e fazerem esculturas inspiradas nas estudadas. Todas as atividades tiveram a ludicidade como meio, pois todo o processo de expressão artística ocorreu a partir da brincadeira.
Dessa forma, a sequencia foi: apresentação das obras da artista e apreciação de 2 delas, exploração da argila e proposição de uma escultura a ser feita pelas crianças. Houve grande envolvimento das crianças e o interesse em participar das atividades propostas despertou-se, também, pelo fato de sr usado o espaço externo. Essa forma de fazer contribuiu de maneira significativa para despertar o interesse das crianças, favorecendo o sentimento de liberdade e auxiliando no processo de expressão artística.
Conclui-se que a expressão em artes, a criatividade e o interesse das crianças podem ser explorados, a partir da inovação tanto das atividades, quanto dos locais em que podem ser realizadas. É importante refletir sobre o potencial e o poder que o planejamnto sequencial e realização autoral pelas crianças podem ser aliados do professor, uma vez que, ao se tornarem autonomas, vão se distanciando, cada vez mais, da dependencoa do adulto e se apropriando de técnicas valiosas que possibilitam seu desenvolvimento e aprendizagem.
Palavras-chave artes plásticas, educação infantil, argila
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,68 segundos.