"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19167

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Veterinária
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maria Luiza de Paula Maia
Orientador FABRICIO LUCIANI VALENTE
Outros membros Daniella Viveiros Meirelles
Título Júri simulado como metodologia de ensino na disciplina de Fisiologia Veterinária: relato de experiência
Resumo A utilização de metodologias ativas de ensino como o Júri Simulado em ambientes acadêmicos tem a capacidade de estimular a participação e a argumentação dos alunos. Além disso, essa metodologia tem grande relevância sobre o debate de temáticas conflituosas. Nesse contexto, o presente trabalho trata-se de relato de experiência, no qual foi utilizado Júri Simulado como metodologia de ensino em uma aula de fisiologia prática do curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Viçosa, no mês de julho de 2023, dispondo como tema central o uso de animais com fins didáticos em aulas de fisiologia. É importante mencionar que este relato se construiu sob a perspectiva de uma graduanda cursante da disciplina em questão, em seu primeiro contato com a metodologia de ensino apresentada. A prática didática exposta teve como objetivos: despertar o interesse dos acadêmicos no tema central da aula, além de incentivar a argumentação e uma visão crítica sobre um assunto que possui diversos contrapontos importantes a serem considerados, e faz parte de um dilema nos cursos de Medicina Veterinária. Sendo assim, a metodologia do Júri Simulado consistiu em dividir a turma em três bancadas - júri, defesa e acusação – de forma aleatória, sendo distribuído para cada grupo artigos a respeito do uso de animais com fins didáticos em aulas de fisiologia, para que os alunos pudessem formular argumentações. Os critérios de avaliação para a dinâmica foram: argumentação, oratória e postura para a dramaturgia de um tribunal. Após a leitura dos textos auxiliares, os grupos a favor e contra apresentaram as suas alegações e, posteriormente, o júri e a juíza (educadora) as analisaram quanto aos critérios mencionados. Nessa conjuntura, destaca-se a importância da professora ao coordenar a dinâmica apresentada, sendo fundamental para estimular a participação e a dramaturgia dos alunos. É válido destacar que o Júri Simulado foi imprescindível para uma perspectiva ampla sobre a temática, além de proporcionar uma experiência única de dramaturgia na vivência acadêmica da estudante em questão, ao simular o Tribunal de Júri. Diante do exposto, sob a perspectiva da autora, os resultados evidenciados consistiram em maior envoltura dos alunos na aula e a elaboração de argumentos voltados para a defesa da respectiva bancada, independentemente da opinião pessoal sobre o assunto, o que proporcionou uma visão crítica sobre a temática central. Por fim, conclui-se que a utilização da metodologia ativa de Júri Simulado tem a capacidade de estimular a participação da turma e contribui para uma formação crítica dos acadêmicos, além de ser uma oportunidade para o aperfeiçoamento da oratória dos alunos.
Palavras-chave Metodologias ativas, tribunal de júri, uso de animais.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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