"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19166

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Veterinária
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Gabriela Coelho Rabelo
Orientador FABRICIO LUCIANI VALENTE
Outros membros Daniella Viveiros Meirelles
Título Relato de Experiência: o método de ensino Tempestade Cerebral em aulas de Fisiologia Veterinária
Resumo Este relato de experiência é referente à metodologia de ensino Tempestade Cerebral, a qual foi utilizada na modalidade prática da disciplina de Fisiologia Veterinária no curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Viçosa no mês de abril de 2023, tendo como pauta os assuntos Bioeletrogênese e Neurofisiologia. Ressalto que este relato se construiu na visão de uma aluna da graduação que cursa a disciplina citada, com o objetivo de descrever os impactos da metodologia de ensino mencionada em sua vivência acadêmica. A Tempestade Cerebral, no ambiente educativo, compreende a prática de os alunos anotarem palavras-chave que lhes vierem à mente em um determinado tempo, após o educador estipular um tema ou questionamento, com o objetivo de desenvolver a criatividade do discente, além de estimular a memória. Com a aplicação dessa atividade nas aulas práticas de Fisiologia Veterinária, pude perceber a importância das metodologias ativas de ensino para os discentes da atualidade. Como nos encontramos na era digital, em que somos distraídos facilmente, é de extrema importância trabalhar com metodologias de ensino que busquem a concentração, a dedicação e a estimulação dos discentes. A atividade foi desenvolvida com a entrega de uma folha de papel pela docente para cada aluno e a divulgação de dois temas específicos orientados pela professora (Bioeletrogênese e Neurofisiologia), com os quais nós tivemos que trabalhar, escrevendo pontos chaves dos quais nos recordávamos para, no fim, estipularmos nosso crescimento quanto ao aprendizado dos conteúdos. Dessa forma, o emprego desse método de ensino na aula de Fisiologia Veterinária configurou um quadro de sucesso para mim. Além de ter me ajudado a relembrar pontos importantes da disciplina, foi responsável pela maior fixação do conteúdo, o qual sempre tive dificuldades de compreender. Foi meu primeiro contato direto com a metodologia, a qual já tinha ouvido falar, mas nunca havia aplicado em meu cotidiano. Seu impacto foi tão grande em minha vivência como graduanda, que decidi implementá-lo em minha rotina de estudos com outras disciplinas e, mais uma vez, obtive bons resultados. Ademais, utilizei a Tempestade Cerebral com a aluna do curso de Medicina Veterinária, da qual sou monitora inclusiva e, novamente, o método ativo demonstrou eficiência com o desempenho estudantil que ela vem tendo. Logo, posso dizer que a utilização de Tempestade Cerebral em disciplinas que, usualmente, são tratadas com métodos desatualizados de ensino e avaliação, como a Fisiologia Veterinária, é de suma importância e excepcionalmente vantajosa, em razão de estimular a criatividade e a capacidade de memorização dos discentes, além de promover a integração social quando realizada em atividades em grupo.
Palavras-chave Brainstorming, Medicina Veterinária, Metodologias Ativas
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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