"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19164

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia elétrica
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Diego Abraham Apaza Laura
Orientador RODOLPHO VILELA ALVES NEVES
Título Algoritmo de Controle Adaptativo para Sistemas de Armazenamento de Energia de Veículos Elétricos.
Resumo Os veículos elétricos estão se consolidando como uma solução cada vez mais promissora para o transporte sustentável, o que impulsiona a necessidade de aprimorar a eficiência no controle do sistema de armazenamento de energia utilizado nesses veículos. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma estratégia de controle adaptativa aplicada ao sistema de armazenamento de energia para veículos elétricos. Inicialmente, foi realizada a modelagem do sistema bidirecional, incluindo baterias, bancos de ultracapacitores e conversores CC-CC. Em seguida, foi implementado o esquema de controle adaptativo baseado no controlador PI por modelo de referência (MRAC). Essa estratégia de controle visa garantir que a saída do sistema siga de perto o comportamento do modelo de referência, mesmo diante de parâmetros desconhecidos ou variáveis, permitindo uma adaptação contínua do controlador às mudanças do sistema e garantindo um desempenho adequado em condições incertas ou dinâmicas. O esquema de controle implementado foi testado em diferentes condições de carga e descarga dos elementos armazenadores, abrangendo os modos Buck e Boost. Utilizando o software MATLAB/Simulink, foram realizadas análises comparativas com controladores PI, PID e PI em cascata, com o objetivo de verificar a precisão do controlador em rastrear os sinais desejados e regular as variáveis do processo de forma otimizada, comparando aspectos do transitório como atrasos e sobressinal. Os resultados obtidos demonstraram que o esquema de controle apresentado resolve de maneira eficiente as complexidades e desafios enfrentados, alcançando uma melhoria de duas vezes na velocidade de rastreamento e uma redução de 50% no sobressinal, ao aproveitar as características do laço de controle PI em combinação com as propriedades do MRAC. Esses resultados reforçam a importância do gerenciamento adequado de energia em veículos elétricos, proporcionando avanços em direção a uma maior eficiência energética e redução de impactos ambientais no setor automobilístico.
Palavras-chave Sistema de armazenamento de energia, Veículos elétricos, Controle adaptativo.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,66 segundos.