"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19157

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Veterinária
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Daniella Viveiros Meirelles
Orientador FABRICIO LUCIANI VALENTE
Título Metodologias ativas de ensino aplicadas ao ensino de Fisiologia Muscular na Medicina Veterinária
Resumo No primeiro semestre letivo de 2023, a disciplina de Fisiologia no curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Viçosa teve suas aulas práticas embasadas na aplicação de diferentes metodologias ativas de ensino. Nesse contexto, o presente trabalho traz um relato de experiência com o objetivo de descrever a vivência de uma educadora com seus alunos após a utilização das metodologias ativas de ensino “estudo de caso” e “aprendizagem baseada em equipe” em aulas práticas da disciplina mencionada. Com o uso de animais cada vez mais restrito em práticas educacionais, utilizar e relatar a aplicação de métodos de ensino alternativos na formação de médicos veterinários é de suma importância para educadores e educandos. Por conseguinte, a prática pedagógica relatada foi desenvolvida no mês de maio do referido ano, com uma turma de 60 alunos do 3º período da grade curricular, divididos em quatro turmas práticas. Para a utilização das metodologias ativas de ensino em questão, o tema Fisiologia Muscular foi o enfoque. A educadora construiu e entregou aos educandos dois casos clínicos: um associado à Hipocalcemia Puerperal em vacas e outro referente à Tetania Puerperal em cadelas. No entanto, esses foram apresentados sem explicitar seus diagnósticos no primeiro momento. Os alunos foram instruídos a ler individualmente os casos clínicos. Ao final de cada um deles, havia questionamentos sobre o possível diagnóstico e possíveis mecanismos que levaram ao desenvolvimento dos sinais clínicos dos pacientes descritos. Posteriormente, os alunos foram divididos em quatro grupos e, com base em seus conhecimentos fisiológicos, precisavam solucionar as questões. Com um tempo pré-determinado, os alunos puderam debater os casos clínicos, tirar dúvidas, conhecer sintomatologias e abordagens terapêuticas associadas às duas espécies relatadas, e levantar suas suspeitas diagnósticas. Ao final da aula, juntamente à professora, os casos clínicos foram devidamente esclarecidos. Durante e após a utilização da metodologia “estudo de caso”, a docente pôde perceber o entusiasmo e o interesse dos estudantes em conseguir associar seus conhecimentos teóricos em Fisiologia com conteúdos de atuação prática do médico veterinário, favorecendo o desenvolvimento de raciocínio clínico – necessário para os estudantes cursarem futuras disciplinas profissionalizantes. Além disso, quando se associou a “aprendizagem baseada em equipe” ao “estudo de caso”, foi possível visualizar uma participação ainda mais ativa do alunado. As trocas de saberes entre os colegas de classe foram bastante produtivas e a mediação feita pela docente parece ter tornado o aprendizado mais significativo e mútuo. Com base nisso, conclui-se que a utilização de ambas as metodologias ativas de ensino no processo formativo dos sujeitos envolvidos foi capaz de estimular o pensamento crítico, o raciocínio clínico, o trabalho colaborativo e fortalecer as relações aluno-aluno e aluno-professor.
Palavras-chave Aprendizagem baseada em equipe, Estudo de caso, Fisiologia Veterinária.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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