"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19155

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Luis Gustavo Alves Lima
Orientador Virgínia de Cássia Silva Diniz
Outros membros Andre Ricardo Ferreira Fernandes, Estéfany Ferreira dos Santos, João Pedro Resende Fonseca, Tatiane Teodoro Silva
Título Avaliação diagnóstica como ferramenta pedagógica
Resumo Nosso projeto consiste na análise das questões do conteúdo de Ciências da Natureza do 8.º ano e 9.º ano da Prova Diagnóstica, aplicada pelo Governo do Estado de Minas Gerais no primeiro semestre do ano letivo do ano vigente na Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende. A Prova Diagnóstica atua como uma ferramenta pedagógica estratégica, com o objetivo de avaliar de forma minuciosa, individual, o grau de conhecimento e habilidades dos estudantes em cada disciplina. Além disso, busca permitir aos professores e especialistas revisar o planejamento e adequar as estratégias de ensino às necessidades das turmas e dos estudantes. Os cadernos de teste são compostos por itens/questões de múltipla escolha e dispostos na prova com graus de dificuldade diferenciados entre fácil, médio e difícil. A matriz de referência da Avaliação Diagnóstica foi construída com base nos Planos de Curso da rede estadual de ensino. Tendo por objetivos analisar cada questão com o intuito de mapear quais conteúdos estão mais frágeis em termos de conhecimento. A análise das avaliações do 8° ano e 9° ano, foram realizadas de forma que em cada questão era classificada de acordo com qual habilidade ela pertence, referente ao plano de curso, e qual ano aquele aluno poderia ter visto o conteúdo citado. Com as análises cabíveis diante das provas diagnósticas o que se conclui e uma coerência com os conteúdos que deveriam ser abordados em sala de aula de acordo a BNCC, contudo, vale ressaltar que nem sempre o professor aplica todos os conteúdos contemplados na prova devido a diversos fatores, como tempo de aula, preparação de materiais, recursos dentro da sala de aula, dentre outros. Também é importante frisar que essa prova muitas vezes não é avaliada dentro do núcleo escolar, o que pode gerar certo desinteresse da parte de alguns estudantes. Os alunos em tempos de pandemia tiveram uma grande defasagem na aprendizagem e na aplicação do que foi absorvido, pois esses sintomas são sentidos em sala de aula e mostrados pela prova diagnóstica, mesmo após um ano sem restrições sanitárias e aulas normais. A partir das análises realizadas pelos residentes, foi visto que as questões iniciais eram conteúdos previstos para o 8° ano e as demais questões tinham conteúdos dos 6° e 7° anos do fundamental. Houve menor índice de acerto nas questões que tinha como base conteúdos do 8 ° ano e um número alto ou intermediário das questões que tinha como base os 6° e 7° anos. Assim, é perceptível a falta de bagagem e conteúdo por parte dos alunos. A defasagem vai desde o raciocínio lógico até a escrita da língua para as resoluções das atividades propostas, devido também ao mau uso da “internet”, fazendo com que a participação do aluno seja mais passiva e preguiçosa. Porém é possível que haja a recuperação desses alunos com atividades que sejam atrativas e que os forcem ao raciocínio de forma natural e leve.
Palavras-chave Defasagem, Educação, Pandemia
Forma de apresentação..... Vídeo
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