"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19154

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Físico-Química
Setor Departamento de Química
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Emerson William Bechler
Orientador APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA
Título A química e a sustentabilidade para o desenvolvimento da alfabetização científica e habilidades do pensamento.
Resumo O objetivo deste trabalho será desenvolver uma sequência didática em sala de aula para estudantes do terceiro ano do Técnico de Nível Médio em Química de uma escola do município de Contagem, M.G. Serão realizadas análises de amostras de água de diferentes locais do município através da utilização do Kit de Educação Ambiental ALFAKIT® onde onze parâmetros de qualidade serão mensurados. Os dados coletados serão posteriormente utilizados para a classificação dos corpos d’água e seguirão as diretrizes ambientais para o seu enquadramento. O projeto visa fornecer aos estudantes uma proposta de construção do conhecimento científico a partir de uma situação problema, segundo referencial de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, propondo questionários estruturados para avaliar o nível de aprendizagem adquirido durante as atividades, relacionando a importância do tema sustentabilidade no Ensino de Química e visando também promover o desenvolvimento de habilidades de alta ordem e do pensamento crítico com vistas a formação integral do cidadão. Como resultados obtidos até o momento, observou-se de forma ainda qualitativa antes do tratamento dos dados dos questionários, um maior interesse dos estudantes por meio da interpretação das análises realizadas onde os parâmetros de qualidade da água foram medidos e a explicação do fenômeno em termos de reações químicas de cada método utilizado. Documentários educativos e uma visita técnica a Estação de Tratamento de Água foram realizados como forma de integração entre teoria e prática, demonstrando a importância da preservação ambiental dos mananciais de água. Temas simples como a importância da limpeza de caixas d’água de uso residencial e o correto esclarecimento dos dados das faturas da Companhia de Abastecimento de Água em termos dos parâmetros disponibilizados bem como a quantidade do recurso utilizada em cada residência, levaram os estudantes a repensarem seus hábitos de consumo propiciando a associação da Ciência em termos de modificação social de forma imediata e contextualizada. Após o término das atividades, será feita a divulgação dos dados das coletas para a comunidade através das redes sociais como forma de relacionar o consumo consciente da água, enfatizando a importância dos temas Sustentabilidade e Educação Ambiental. A sequência se mostrou, até o momento, adequada a construção da alfabetização científica seguindo uma proposta construtivista de ensino aliada ao contexto social do estudante, para que o conhecimento possua um significado relevante e estimule a tomada de decisões.
Palavras-chave Sustentabilidade, Alfabetização Científica, Ensino de Química.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.