ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Serviço social |
Setor | Departamento de Medicina e Enfermagem |
Bolsa | Não se Aplica |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Cláudia Aparecida da Silva |
Orientador | CATARINA MARIA NOGUEIRA DE OLIVEIRA SEDIYAMA |
Outros membros | Bianca Camille Martins Taveira, Daniel Silva Policarpo, Gyan Lazarino Oliveira Vilela, João Henrique Corrêa Silva, Marco Aurélio Silva Juscelino, Samantha Bicalho de Oliveira Cavalier |
Título | Jogos Educativos e Serviço Social Oncológico: Uma Abordagem Interativa para o Combate ao Câncer |
Resumo | Introdução: No âmbito hospitalar, é crucial articular e promover a atuação das equipes multidisciplinares no cuidado às famílias. Nesse contexto, o Serviço Social desempenha um papel fundamental como parte integrante dessa equipe, buscando promover a integração e a cooperação entre os diferentes profissionais de saúde. Seus princípios fundamentais incluem viabilizar as relações interprofissionais, além de oferecer orientação e assistência prática aos pacientes com câncer e seus familiares, visando garantir o acesso a informações e o acesso aos seus direitos pertinentes. Por essa razão, foi desenvolvido um jogo educativo com o intuito de estabelecer um diálogo com pacientes e familiares acerca dos direitos dos pacientes oncológicos. Objetivos: Relatar como a aplicação do jogo teve a função de elucidar e cumprir um papel vital na conscientização e no apoio aos pacientes com câncer no evento “Fios do Bem”. Ações: A aplicação do jogo educativo intitulado "Curiosidades sobre o Câncer" ocorreu durante o evento denominado "Fios do Bem", realizado em 23/05/2023. O jogo foi desenvolvido com o propósito de esclarecer dúvidas e conscientizar os visitantes do evento sobre o trabalho do assistente social na área da oncologia, abordando especialmente os direitos dos pacientes oncológicos. O jogo consiste em um conjunto de 30 perguntas, sendo 15 verdadeiras e 15 falsas, contendo curiosidades relacionadas à oncologia. Resultados: O jogo foi aplicado para um um público diversificado de 100 pessoas, incluindo adultos de até 70 anos. A aplicação do jogo educativo revelou-se altamente positiva, principalmente devido ao fato de que a maioria dos participantes não possuía conhecimento das respostas corretas para as perguntas verdadeiras. Destacam-se, entre os visitantes do evento, as perguntas relacionadas aos direitos dos pacientes oncológicos. O jogo proporcionou um ponto de partida para a discussão sobre os direitos dos pacientes oncológicos e a importância dos assistentes sociais no contexto hospitalar. O material utilizado no jogo serviu como base para debater a importância de os familiares estarem cientes dos direitos dos pacientes e a necessidade de promover diálogos sobre o câncer. Conclusão: Portanto, os resultados da aplicação dos jogos evidenciaram que a abordagem educativa construída foi muito importante para despertar o interesse e a curiosidade dos participantes, e de propiciar informações necessárias para os direitos dos pacientes oncológicos, bem como destacar o papel essencial dos assistentes sociais na promoção do bem-estar dos usuários na área oncológica. |
Palavras-chave | Serviço social, Oncologia, Saúde |
Forma de apresentação..... | Vídeo |
Link para apresentação | Vídeo |
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