"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19153

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Serviço social
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Cláudia Aparecida da Silva
Orientador CATARINA MARIA NOGUEIRA DE OLIVEIRA SEDIYAMA
Outros membros Bianca Camille Martins Taveira, Daniel Silva Policarpo, Gyan Lazarino Oliveira Vilela, João Henrique Corrêa Silva, Marco Aurélio Silva Juscelino, Samantha Bicalho de Oliveira Cavalier
Título Jogos Educativos e Serviço Social Oncológico: Uma Abordagem Interativa para o Combate ao Câncer
Resumo Introdução: No âmbito hospitalar, é crucial articular e promover a atuação das equipes multidisciplinares no cuidado às famílias. Nesse contexto, o Serviço Social desempenha um papel fundamental como parte integrante dessa equipe, buscando promover a integração e a cooperação entre os diferentes profissionais de saúde. Seus princípios fundamentais incluem viabilizar as relações interprofissionais, além de oferecer orientação e assistência prática aos pacientes com câncer e seus familiares, visando garantir o acesso a informações e o acesso aos seus direitos pertinentes. Por essa razão, foi
desenvolvido um jogo educativo com o intuito de estabelecer um diálogo com pacientes e familiares acerca dos direitos dos pacientes oncológicos. Objetivos: Relatar como a aplicação do jogo teve a função de elucidar e cumprir um papel vital na conscientização e no apoio aos pacientes com câncer no evento “Fios do Bem”. Ações: A aplicação do jogo
educativo intitulado "Curiosidades sobre o Câncer" ocorreu durante o evento denominado "Fios do Bem", realizado em 23/05/2023. O jogo foi desenvolvido com o propósito de
esclarecer dúvidas e conscientizar os visitantes do evento sobre o trabalho do assistente social na área da oncologia, abordando especialmente os direitos dos pacientes oncológicos. O jogo consiste em um conjunto de 30 perguntas, sendo 15 verdadeiras e 15 falsas, contendo curiosidades relacionadas à oncologia. Resultados: O jogo foi aplicado para um um público diversificado de 100 pessoas, incluindo adultos de até 70 anos. A aplicação do jogo educativo
revelou-se altamente positiva, principalmente devido ao fato de que a maioria dos participantes não possuía conhecimento das respostas corretas para as perguntas verdadeiras.
Destacam-se, entre os visitantes do evento, as perguntas relacionadas aos direitos dos pacientes oncológicos. O jogo proporcionou um ponto de partida para a discussão sobre os
direitos dos pacientes oncológicos e a importância dos assistentes sociais no contexto hospitalar. O material utilizado no jogo serviu como base para debater a importância de os familiares estarem cientes dos direitos dos pacientes e a necessidade de promover diálogos sobre o câncer. Conclusão: Portanto, os resultados da aplicação dos jogos evidenciaram que a abordagem educativa construída foi muito importante para despertar o interesse e a curiosidade dos participantes, e de propiciar informações necessárias para os direitos dos pacientes oncológicos, bem como destacar o papel essencial dos assistentes sociais na
promoção do bem-estar dos usuários na área oncológica.
Palavras-chave Serviço social, Oncologia, Saúde
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,64 segundos.