Resumo |
A radioatividade fascina e encanta por suas propriedades e funcionalidades nas áreas da saúde, geração de energia, datação de materiais e na agricultura, contudo, se manuseada de forma irregular a grande quantidade de energia que pode ser liberada pode causar sérios danos à saúde e ao meio ambiente. Como no grave acidente que ocorreu em Goiânia, Brasil, em 1987, quando uma cápsula contendo Césio-137 foi aberta acidentalmente, levando a uma contaminação generalizada e vítimas fatais. Esse acidente destaca os perigos do manuseio inadequado de elementos radioativos e a importância de medidas de segurança rigorosas ao lidar com materiais radioativos. O elemento radioativo do presente estudo foi o Rádio. Há diversos relatos ao longo da história sobre acidentes com Rádio. O mais notório foi o "caso das Radium Girls" na década de 1920, em que mulheres trabalhadoras de fábricas de relógios com ponteiros luminosos de rádio desenvolveram graves doenças e até morreram devido à exposição ao elemento. Em um projeto realizado com alunos do primeiro ano do Ensino Médio no Colégio Anglo - Viçosa - MG, foi proposta uma atividade de pesquisa em duas etapas: na primeira parte, cada estudante da turma selecionou um elemento químico e conduziu um estudo sobre a origem, aplicações e curiosidades associadas a esse elemento. Alunos de diferentes turmas escolheram o elemento químico Rádio (Ra) para suas pesquisas individuais. Apesar de serem trabalhos realizados de forma independente, eles trouxeram diversos fatores importantes sobre a produção e fatos históricos relacionados à descoberta deste elemento. Na segunda etapa da atividade os trabalhos foram agrupados para expandir a pesquisa em um projeto de história da ciência, enfatizando a relevância do ensino da radioatividade de acordo com a habilidade EM13CNT103: “Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia elétrica.” Nesta etapa os estudantes puderam compreender melhor os conceitos trabalhados sobre radioatividade e associá-los à história da ciência. |