"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19145

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabrielle Freitas Inácio Reis
Orientador MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA
Outros membros Geceária Rita Ramos Faria, Jessica Maria Pereira, Jonas Firmiano da Silva, Maria Joana Milagres, Palloma Telles dos Santos
Título Integração da matemática: explorando o potencial do xadrez como ferramenta lúdica e cultural
Resumo A matemática pode ser compreendida como um fenômeno cultural resultante da interação entre diversas sociedades humanas ao longo do tempo. Dentro desse contexto, cabe à instituição escolar de nível básico a responsabilidade de favorecer a integração dos estudantes no âmbito da cultura matemática, ao promover uma educação que incorpore conceitos matemáticos em contextos cotidianos. Isso implica em desmistificar a percepção equivocada de que a matemática é uma ciência restrita a um grupo seleto de indivíduos. Os objetivos desta pesquisa consistem em aproximar a matemática das pessoas por meio da utilização do jogo de Xadrez como ferramenta que auxilia na aquisição de estratégias de resolução de problemas e planejamento, ao mesmo tempo em que estimula a concentração, o raciocínio e a criatividade. Além disso, o propósito deste estudo é fomentar a troca de ideias nas atividades em grupo, o que contribui para a compreensão das regras envolvidas. Em consonância com a perspectiva de Enculturação Matemática proposta por Bishop (1991), com esta abordagem para o ensino, devemos buscar educar os alunos sobre a matemática, através da matemática e com a matemática. O presente estudo será conduzido por meio de uma pesquisa realizada durante a Semana do Fazendeiro de 2023, a partir de uma atividade envolvendo o jogo de Xadrez. A coleta de dados será efetuada por meio de um questionário qualitativo, com o intuito de investigar a relação das pessoas com a matemática e analisar o impacto potencial do Xadrez na alteração dessa percepção. Pesquisas nacionais e internacionais sinalizam que a utilização de atividades lúdicas tornam a matemática mais atrativa e dinâmica, fazendo com que os alunos consigam vencer as barreiras e preconceitos relacionados à aprendizagem da matemática (MOREIRA, 2016). Esta pesquisa insere-se no projeto Ludicidade no Ensino de Matemática desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa que tem como objetivo principal promover a difusão e popularização da metodologia lúdica no ensino de matemática na escola básica. O projeto Ludicidade no Ensino da Matemática já tem uma história de mais de 5 anos de atuação no campo da Educação Matemática com oficinas apresentadas em diversos contextos e resultados pedagógicos bastante positivos.
Palavras-chave Xadrez, Enculturação Matemática, Ludicidade.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,66 segundos.