ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Educação |
Setor |
Departamento de Matemática |
Bolsa |
Não se Aplica |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Gabrielle Freitas Inácio Reis |
Orientador |
MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA |
Outros membros |
Geceária Rita Ramos Faria, Jessica Maria Pereira, Jonas Firmiano da Silva, Maria Joana Milagres, Palloma Telles dos Santos |
Título |
Integração da matemática: explorando o potencial do xadrez como ferramenta lúdica e cultural |
Resumo |
A matemática pode ser compreendida como um fenômeno cultural resultante da interação entre diversas sociedades humanas ao longo do tempo. Dentro desse contexto, cabe à instituição escolar de nível básico a responsabilidade de favorecer a integração dos estudantes no âmbito da cultura matemática, ao promover uma educação que incorpore conceitos matemáticos em contextos cotidianos. Isso implica em desmistificar a percepção equivocada de que a matemática é uma ciência restrita a um grupo seleto de indivíduos. Os objetivos desta pesquisa consistem em aproximar a matemática das pessoas por meio da utilização do jogo de Xadrez como ferramenta que auxilia na aquisição de estratégias de resolução de problemas e planejamento, ao mesmo tempo em que estimula a concentração, o raciocínio e a criatividade. Além disso, o propósito deste estudo é fomentar a troca de ideias nas atividades em grupo, o que contribui para a compreensão das regras envolvidas. Em consonância com a perspectiva de Enculturação Matemática proposta por Bishop (1991), com esta abordagem para o ensino, devemos buscar educar os alunos sobre a matemática, através da matemática e com a matemática. O presente estudo será conduzido por meio de uma pesquisa realizada durante a Semana do Fazendeiro de 2023, a partir de uma atividade envolvendo o jogo de Xadrez. A coleta de dados será efetuada por meio de um questionário qualitativo, com o intuito de investigar a relação das pessoas com a matemática e analisar o impacto potencial do Xadrez na alteração dessa percepção. Pesquisas nacionais e internacionais sinalizam que a utilização de atividades lúdicas tornam a matemática mais atrativa e dinâmica, fazendo com que os alunos consigam vencer as barreiras e preconceitos relacionados à aprendizagem da matemática (MOREIRA, 2016). Esta pesquisa insere-se no projeto Ludicidade no Ensino de Matemática desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa que tem como objetivo principal promover a difusão e popularização da metodologia lúdica no ensino de matemática na escola básica. O projeto Ludicidade no Ensino da Matemática já tem uma história de mais de 5 anos de atuação no campo da Educação Matemática com oficinas apresentadas em diversos contextos e resultados pedagógicos bastante positivos. |
Palavras-chave |
Xadrez, Enculturação Matemática, Ludicidade. |
Forma de apresentação..... |
Vídeo |