ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Nutrição |
Setor | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Rio Paranaíba |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FUNARBE |
Primeiro autor | Isabella Spinha Pires |
Orientador | TATIANA COURA OLIVEIRA |
Outros membros | MONISE VIANA ABRANCHES |
Título | Fotografia como Expressão da Cultura Alimentar do Trabalhador Rural |
Resumo | Introdução: O ato de alimentar-se é complexo e multifatorial, adquirido pelo indivíduo de acordo com o local onde este está inserido, influenciado pela época, cultura, disponibilidade de alimentos e potencialidade de compra. Assim, mediante os aspectos que influenciam a escolha e a prática alimentar, percebe-se no que se refere a alimentação do trabalhador, uma carência de estudos ou perspectivas que evidenciem a relevância do indivíduo como produtor e produto de sua própria cultura, tanto na nutrição enquanto campo científico, quanto nos espaços sociais. Deste modo, a fotografia como método de expressão artística busca agregar questões do cotidiano alimentar de uma população e interpõe-se de maneira a viabilizar uma outra perspectiva sobre esta temática que busca captar a essência da alimentação por uma perspectiva cultural e não biologicista. Objetivo: Realizar uma mostra fotográfica, considerando-a um espaço de promoção de diálogo sobre a complexidade e interdisciplinaridade do ato de alimentar-se, visando a educação e o incentivo à reflexão da prática do profissional nutricionista frente às motivações e particularidades que determinam a escolha alimentar. Metodologia: Realizou-se uma mostra fotográfica. A Mostra proposta pertence ao Campo das Ciências Humanas e Sociais com interface com o Campo da Saúde, no qual está inserida a Ciência da Nutrição. Possui natureza qualitativa. Minayo (2013) afirma que as abordagens qualitativas se aplicam “a estudos de histórias, relações, representações, crenças, percepções, e opiniões dos produtos das interpretações que os humanos fazem a respeito de como vivem”. Resultados e Discussão: Foram capturadas imagens da comida, do campo, do espaço destinado à prática e resíduos alimentares – cenas cotidianas de um dia habitual de trabalhadores fazendo sua refeição. As mesmas foram realizadas a distância, de modo a não interferir ou modificar as práticas habituais dos indivíduos. A linguagem fotográfica se coloca como um elemento transformador, e instrumento artístico capaz de captar o momento, obtido pela aproximação do aluno com o lugar a ser analisado e, com isso, informar e oferecer a oportunidade de que outras pessoas desenvolvam uma aproximação com a realidade apresentada pelo olhar do fotógrafo (ARMELIN, 2007). Conclusão: A Mostra alcançou seu objetivo que era apresentar uma perspectiva diferente para a alimentação do trabalhador no campo. A prática fotográfica permitiu registrar a relação da alimentação com o ambiente no qual está inserida, mesmo não sendo o indivíduo o foco da abordagem. Por meio da diversificação do cenário de aprendizagem, esta linguagem artística promoveu uma ruptura do pensamento nutricional baseado no modelo biomédico e se apresentou como uma importante estratégia facilitadora de interações dinâmicas e verdadeiras entre alunos e comunidade. |
Palavras-chave | Espaço alimentar, fotografia, trabalhador rural |
Forma de apresentação..... | Vídeo |
Link para apresentação | Vídeo |
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