"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19109

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Dilaine Pereira Fialho
Orientador MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA
Título Descoberta e Encantamento na Escola: Desemparedar a Infância
Resumo O trabalho apresenta o projeto de ensino desenvolvido em uma escola da rede privada de ensino, em uma sala de Maternal III composta por 14 crianças com idades entre 3 e 4 anos, durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil, uma disciplina do curso de Pedagogia da UFV. Com o título, "Descoberta e Encantamento na Escola: Desemparedar a Infância" o referido projeto teve como objetivo promover o desenvolvimento das crianças, por meio do incentivo à exploração, observação e interação com o ambiente natural, bem como ao levantamento de hipóteses e questionamentos sobre as situações vividas. Na abordagem histórico cultural, da Lev Vigotsky, as crianças são seres ativos, participantes da sua cultura e o brincar é uma atividade tipicamente humana, portanto, cultural e simbólica. Através dessa abordagem, o professor cria um ambiente de aprendizagem estimulante que desperta o encantamento e o interesse das crianças, ampliando seu repertório de conhecimentos e habilidades essenciais para a vida. Como metodologia, foram feitas atividades variadas, como observação, manipulação de objetos e interação direta com o ambiente natural, excursões a locais próximos à escola, como parques e áreas verdes, com objetivo de ampliar as experiências das crianças, estimular sua conexão com a natureza e o protagonismo infantil. Durante as atividades foi possível observar o desenvolvimento do pensamento crítico, do trabalho em equipe e da expressão criativa. Apesar dos desafios enfrentados, como a falta de recursos e de uma área verde na escola, o projeto obteve sucesso em mobilizar as crianças permitindo o desenvolvimento de uma relação afetiva e de descobertas com relação à natureza. Para contornar os desafios, recomenda-se o desenvolvimento de parcerias com as famílias e a utilização criativa dos espaços disponíveis na escola. É de suma importância a realização de projetos nas escolas que estimulem a curiosidade e o contato com a natureza, para que mais crianças possam vivenciar uma educação infantil lúdica, criativa, libertadora, deafiadora e inspiradora, alinhada com as suas necessidades e seus interesses de viver e aprender em contato direto com a natureza.
Palavras-chave Infância, Natureza, Educação Infantil
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.