Resumo |
A poesia de resistência exerce um papel fundamental no processo de libertação dos países africanos de língua portuguesa, especialmente em Moçambique, que é o foco deste estudo. Como se sabe, Moçambique foi colônia de Portugal até 1975. Como afirma Leal (2020), tratar sobre alguns autores importantes do cenário literário moçambicano possibilita-nos desvelar sentidos imersos na poesia escrita em um espaço e tempo bastante peculiares. Nas décadas de 1940 e 1950, Moçambique viu surgir um projeto literário de afirmação da denominada “moçambicanidade”. Analisa-se poemas de José Craveirinha e de Noémia de Sousa, duas vozes incontornáveis da poesia moçambicana, principalmente no período colonial e pré-libertação. Apesar de todo o cenário agressivo e assustador, a literatura é uma forma de resistência, oposição e expressão dos anseios por liberdade. Trataremos sobre a história de Moçambique e sua colonização, sobre o contexto social e político em que os poemas foram produzidos e, sobretudo, focalizaremos a leitura e interpretação de poemas de José Craveirinha e Noémia de Sousa, no período colonial. Leal (2020) ressalta, também, que os principais autores vinculado ao projeto de libertação demonstram o desejo de preencher as lacunas criadas pela ocupação forçada. Artistas e intelectuais tentam definir e valorizar a noção da identidade verdadeiramente africana, por meio da memória individual e da memória coletiva. Nesse movimento, trabalham insistentemente com o discurso de afirmação da “moçambicanidade”, discurso que projeta as vozes dos poetas como representantes da voz do povo. Privilegiamos, neste trabalho, os estudos de textos que expressam uma voz de combate e denúncia contra a violência colonial, a exploração do homem negro e a exploração que prevalece nesse contexto. A conexão entre passado e presente expõe o caráter específico e individual da estética de cada autor, na expressar e escrever, que parte de dados biográficos e se vincula ao gesto poético específico. Foram selecionados, cinco poemas de cada autor, para estudos de temas específicos, associados principalmente repressão negra e a busca e necessidade pela liberdade. |