"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19098

ISSN 2237-9045
Instituição IFMG Campus Avançado Ponte Nova
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maysa Ribeiro Malta
Orientador BRUNO DE CARVALHO RESCK
Título Uma década da lei cotas: análise do rendimento acadêmico entre alunos cotistas e não cotistas do IFMG campus avançado Ponte Nova
Resumo Em 2022 a Lei de Cotas (lei n° 12.711/22) completou dez anos. No seu escopo ficou estabelecido que, ao fim de uma década de sua publicação, o poder público deveria promover uma revisão deste programa de acesso de estudantes - pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e bem como daqueles que tenham cursado integralmente escolas públicas - às instituições federais de ensino. Neste sentido, o presente trabalho se insere num esforço coletivo de avaliação da aplicação desta legislação, seus efeitos e potencialidades enquanto política pública capaz de mitigar as profundas desigualdades socioeconômicas e étnico-raciais do país. Como forma de subsidiar tal debate, este trabalho verificou e comparou o rendimento acadêmico dos alunos cotistas e não cotistas egressos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio (Administração e Informática) do IFMG campus avançado Ponte Nova no período entre 2017 e 2022. Com relação aos aspectos metodológicos, além da revisão da literatura, foi realizado um levantamento do Coeficiente de Rendimento Global (média ponderada de todas as disciplinas cursadas pelo discente) e posteriormente uma análise estatística (descritiva e teste t) para verificar e comparar o rendimento dos egressos no período selecionado. No aspecto quantitativo, foram analisados e comparados os CRG de 351 egressos. Em termos absolutos, existe uma normal variação nas médias de rendimento acadêmico entre os alunos cotistas e não cotistas dos cursos analisados. No entanto, os resultados demonstram que não há diferença estatisticamente significativa no CRG dos alunos ao longo do período estudado. Desta forma, os resultados deste trabalho contribuem para contradizer uma das principais críticas ao programa de cotas, a saber, uma redução do nível acadêmico e de ensino das instituições públicas federais devido ao baixo nível dos alunos cotistas e este, por sua vez, apresentariam resultados abaixo da média. Este trabalho contribui para a percepção de que a política de reserva de vagas tem cumprido um efetivo papel na democratização no acesso às instituições públicas federais com potencial de mitigação das profundas desigualdades econômicas, sociais e raciais do país. Destacamos que para além de uma avaliação quantitativa, é imperioso o desenvolvimento de novos estudos de monitoramento, permanência e conclusão dos alunos cotistas nesta instituição em trabalhos futuros.
Palavras-chave ensino integrado, ação afirmativa, lei de cotas
Forma de apresentação..... Vídeo
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