"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19097

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Direito
Setor Departamento de Direito
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Paula Vidigal Marques
Orientador PAULO CESAR PINTO DE OLIVEIRA
Título Uma análise iconológica do sistema de justiça mineiro em meio ao Santuário do Senhor Bom Jesus do Matozinhos do Distrito de Santo Antônio do Pirapetinga
Resumo A Iconologia jurídica parte das obras de arte em geral para analisar a formação do direito, da justiça e dos institutos jurídico-políticos em sentido amplo (MARTYN, 2020). Dentre as múltiplas fontes de análises possíveis para o contexto artístico mineiro demarca-se a arte sacra enquanto elemento de integração e formação social do povo, a qual, da fundação do Estado até o século XVIII, atuou como modo acessível à ordem justa de comportamento e de aproximação cultural em um contexto de altos índices de cidadãos não alfabetizados. Analisaram-se, então, a Igrejas do Vale do Piranga, sobretudo o Santuário do Senhor Bom Jesus do Matozinhos, localizado no Distrito de Santo Antônio do Pirapetinga (Bacalhau), Município de Piranga,  a fim de compreender as manifestações da justiça em meio às suas obras artísticas, atribuídas, em regra, ao Mestre de Piranga - ou ainda a um atelier regional (SANTOS FILHO, 2011). Tratam-se, pois, de expressões do barroco e do rococó com características peculiares e de cunho popular (ALVES, 2011), contendo, em seu retábulo-mor, a imagem do Cristo Crucificado e no forro da capela-mor a pintura da cena da Ressurreição. Já no forro da nave do Santuário, de trama arquitetônica em perspectiva ilusionista (RIBEIRO, 2009), observa-se, em síntese, a existência de quatro apoios principais de pilares, na cena central a pintura da Santíssima Trindade e nos ângulos laterais situam-se os quatro evangelistas. A referida ordenação das obras remete de pronto a uma perspectiva da justiça e da verdade, iniciando-se pelo sacrifício da Crucifixão, perpassando pela glória da Ressurreição e a posterior união da Trindade, tendo à sua base os evangelistas enquanto precursores para o alcance da justiça eterna. Este panorama é ainda integrado pela passagem do Evangelho (Mateus, 11, 28) disposto na entrada do Santuário: “Venite ad me omnes, qui laboratis, et onerati estis, et e go reficiam” e pela imagem do Bom Jesus do Matozinhos localizada na Sala dos Milagres, caracterizado pela presença de olhar esquerdo direcionado para cima e o direito para baixo e uma espessa linha de sangue vermelha em torno do pescoço, remetendo a um enforcamento que não aparece nas representações tradicionais dos Evangelhos. Observa-se, portanto, a pretensão das obras em promover a conversão a partir da alegoria de personificação dos conceitos de justiça, paz e verdade. Nesse sentido, a análise da estrutura ilusionista das obras ordenadas na parte inicial do Santuário somado ao olhar do Cristo na Sala dos Milagres permite tanto verificar a proposta de expiação dos fiéis quanto remete à interligação entre o céu e a terra: o Cristo mantém seu olhar na terra e remete os indivíduos à justiça do céu, chamando-os e permitindo-lhes esta passagem diante da desesperança que se tem com a justiça dos homens. Nota-se, pois, que tais obras contêm elementos e traços que se demonstram como rica fonte de história do direito e da justiça nas Minas Gerais do século XVIII e início do XIX.
Palavras-chave História do Direito, Iconologia Jurídica, Arte Sacra
Forma de apresentação..... Painel
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