"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19095

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Allan Duarte Bhering
Orientador JONAS MARCAL DE QUEIROZ
Outros membros Isabela Barçante Santana, Kerollen Karoline Pereira de Souza
Título Os reinos africanos como possibilidade de valorização da identidade negra no ensino de História
Resumo Este trabalho foi realizado no âmbito do Programa Residência Pedagógica, na Escola Estadual Raul de Leoni, com auxílio da preceptora Marina Cardoso. Trata-se de uma sequência de aulas sobre História e Cultura Afro-brasileira, desenvolvida para turma do 7º ano do ensino fundamental. Em conformidade com a lei 10.639/2003 e com as produções historiográficas recentes sobre história africana, letramento racial e do currículo e ensino a favor da descolonização do conhecimento, a necessidade deste trabalho justifica-se em identificar processos específicos das sociedades africanas antes do contato com os europeus. Além disso, pela importância do entendimento dos aspectos da história africana para compreensão da sociedade brasileira e para desenvolver uma atitude de respeito e admiração diante da diversidade étnica e cultural. Os objetivos traçados para as aulas foram assinalar para os estudantes a importância contemporânea do aprendizado sobre história do continente africano, a construção de uma identidade negra positiva e o incentivo ao pensamento e o respeito à diversidade nos modos de se viver e pensar a história. Para desenvolvê-los, a metodologia de ensino utilizou um mapa do continente africano desenhado na lousa em sala de aula, em que os alunos deveriam preencher todas informações que conheciam a fim de trabalhar os conhecimentos prévios. Foram trabalhados os reinos africanos de Gana e do Mali, visando apresentar poderosas sociedades na África pré-colonial, além de diversas imagens que remetem aos antigos reinos africanos e da África contemporânea, para pensar a diversidade cultural e étnica. Por fim, a turma realizou uma atividade que reunia exercícios sobre o conteúdo apresentado e deveria responder, a partir da sua perspectiva, a importância que considerava o aprendizado em história e cultura africana. Os resultados obtidos a partir dessa experiência de ensino foram positivos na medida que os alunos demonstraram uma percepção mais complexa e multifacetada da África em detrimento da ideia anterior de um continente pobre e homogêneo. Além disso, a possibilidade da metodologia que trabalhe os conhecimentos prévios dos alunos e uma avaliação posterior que coloque a responsabilidade no estudante de refletir sobre a importância das temáticas estudadas a fim de que ele se torne protagonista de seu próprio aprendizado, tem se mostrado eficiente na proporção que o aluno é capaz de visualizar o que foi capaz de aprender e reter dos novos conhecimentos em comparação aos conhecimentos prévios anteriores as aulas. Portanto, o trabalho de ensino dentro do âmbito do Programa Residência Pedagógica possibilitou uma aproximação com a realidade escolar, favoreceu uma alternativa viável para uma educação antirracista e de valorização da identidade negra dos alunos na escola pública, mostrando-se imprescindível na elaboração de estratégias capazes de causar impactos significativos e de relevância prática na vida dos envolvidos.
Palavras-chave História, Reinos africanos, Identidade negra
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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