Resumo |
Este trabalho foi realizado no âmbito do Programa Residência Pedagógica, na Escola Estadual Raul de Leoni, com auxílio da preceptora Marina Cardoso. Trata-se de uma sequência de aulas sobre História e Cultura Afro-brasileira, desenvolvida para turma do 7º ano do ensino fundamental. Em conformidade com a lei 10.639/2003 e com as produções historiográficas recentes sobre história africana, letramento racial e do currículo e ensino a favor da descolonização do conhecimento, a necessidade deste trabalho justifica-se em identificar processos específicos das sociedades africanas antes do contato com os europeus. Além disso, pela importância do entendimento dos aspectos da história africana para compreensão da sociedade brasileira e para desenvolver uma atitude de respeito e admiração diante da diversidade étnica e cultural. Os objetivos traçados para as aulas foram assinalar para os estudantes a importância contemporânea do aprendizado sobre história do continente africano, a construção de uma identidade negra positiva e o incentivo ao pensamento e o respeito à diversidade nos modos de se viver e pensar a história. Para desenvolvê-los, a metodologia de ensino utilizou um mapa do continente africano desenhado na lousa em sala de aula, em que os alunos deveriam preencher todas informações que conheciam a fim de trabalhar os conhecimentos prévios. Foram trabalhados os reinos africanos de Gana e do Mali, visando apresentar poderosas sociedades na África pré-colonial, além de diversas imagens que remetem aos antigos reinos africanos e da África contemporânea, para pensar a diversidade cultural e étnica. Por fim, a turma realizou uma atividade que reunia exercícios sobre o conteúdo apresentado e deveria responder, a partir da sua perspectiva, a importância que considerava o aprendizado em história e cultura africana. Os resultados obtidos a partir dessa experiência de ensino foram positivos na medida que os alunos demonstraram uma percepção mais complexa e multifacetada da África em detrimento da ideia anterior de um continente pobre e homogêneo. Além disso, a possibilidade da metodologia que trabalhe os conhecimentos prévios dos alunos e uma avaliação posterior que coloque a responsabilidade no estudante de refletir sobre a importância das temáticas estudadas a fim de que ele se torne protagonista de seu próprio aprendizado, tem se mostrado eficiente na proporção que o aluno é capaz de visualizar o que foi capaz de aprender e reter dos novos conhecimentos em comparação aos conhecimentos prévios anteriores as aulas. Portanto, o trabalho de ensino dentro do âmbito do Programa Residência Pedagógica possibilitou uma aproximação com a realidade escolar, favoreceu uma alternativa viável para uma educação antirracista e de valorização da identidade negra dos alunos na escola pública, mostrando-se imprescindível na elaboração de estratégias capazes de causar impactos significativos e de relevância prática na vida dos envolvidos. |