"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19091

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Sociologia
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Thiago Henrique Rodrigues
Orientador DANIELA ALVES DE ALVES
Título Programa Capes-PrInt: uma análise da dinâmica centro-periferia na produção científica.
Resumo A internacionalização do ensino superior brasileiro tem ganhado predominância nos últimos anos, com a implementação de programas como o extinto Ciências Sem Fronteiras, e seu sucessor Programa Institucional de Internacionalização (Capes-PrInt). A internacionalização torna-se métrica de excelência e qualidade na produção científica nacional: a avaliação da pós-graduação da Capes atribui maior nota aos programas que mantêm conexões internacionais. Instituído em 2017, o Capes-PrInt busca construir redes e parcerias entre universidades brasileiras e estrangeiras para fortalecimento institucional da internacionalização. Em termos formais, internacionalização refere-se a expressões de cooperação mútua na produção de conhecimentos científicos entre instituições. Noutra perspectiva, nossa pesquisa entende por internacionalização a manutenção de hierarquizações na legitimidade e circulação do conhecimento científico entre centro e periferia. Mais do que abertura de acesso à tecnologia e recursos, no contexto Brasileiro escassos, internacionalizar implica em aprender com os países centrais. Na linha dos estudos sociais da ciência e tecnologia (ESCT), esta pesquisa objetiva entender se o Capes-PrInt distancia-se ou não da internacionalização hierarquizada, entendendo os valores que norteiam o programa. Nossa pesquisa debruçou-se sobre cinco casos de universidades inscritas no PrInt (UFV, UFSC, UFC, USP e UNB). Os critérios de escolha foram: importância regional da universidade; disponibilidade de dados institucionais sobre o programa para coleta; número e diversidade de eixos temáticos e projetos para internacionalização; abertura de reitores, gestores e técnicos a participar de entrevistas. Coleta de relatórios técnicos, editais, manuais, portarias, projetos de internacionalização e depoimentos orais concedidos mediante entrevistas compõem as instâncias empíricas da pesquisa. Utilizamos o software Nvivo para organização e categorização dos dados qualitativos. Feita a análise das documentações e entrevistas, percebe-se que o Capes-PrInt mantém tendências de periferização em relação às universidades e grupos de pesquisa centrais, constatado na mobilidade assimétrica: envia-se mais professores e alunos para o exterior do que se recebe estrangeiros no Brasil. Além disso, nota-se baixa diversidade de vínculos universitários, reafirmando o Norte global como destino padrão (EUA, Espanha, França e Reino Unido). Nas entrevistas com atores do PrInt, afirma-se recorrentemente a cooperação internacional, mas o conteúdo das falas centram-se mais no envio do que no recebimento de estudantes, denotando a periferização da ciência. Por fim, observa-se um movimento duplo de dominação e subordinação: de um lado, a inserção acadêmica brasileira no exterior é periférica, do outro percebe-se a utilização da internacionalização como mecanismo que cria e reproduz desigualdades internas à ciência nacional.
Palavras-chave Capes PrInt, Internacionalização, Centro e Periferia
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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