ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Pós-graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | História |
Setor | Departamento de História |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Bruno Batista Fioravante |
Orientador | VANESSA LANA |
Título | IPAC – MG Oscar Niemeyer: uma análise da patrimonialização das escolas modernistas projetadas por Oscar Niemeyer realizadas pelo IEPHA – MG |
Resumo | RESUMO FIORAVANTE, Bruno Batista, M.Sc., Universidade Federal de Viçosa, agosto de 2023. IPAC (MG) Oscar Niemeyer: uma análise da patrimonialização das escolas modernistas projetadas por Oscar Niemeyer realizadas pelo IEPHA (MG). Orientadora: Vanessa Lana. O objetivo do presente trabalho é analisar o processo de patrimonizalização das escolas modernistas mineiras, tendo como principal fonte o Inventário de proteção produzido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) no ano de 2018. As escolas em questão são: Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, em Cataguases, denominado Colégio Cataguases, Escola Estadual Júlia Kubitschek, em Diamantina. Para isso, realizou-se uma pesquisa sobre a patrimonialização das escolas, tendo como foco o Inventário de Proteção do Acervo Cultural de Minas Gerais (IPAC-MG). Para esta análise se fez importante compreender aspectos que nortearam o campo da salvaguarda do patrimônio cultural, procurando trabalhar conceitos que são caros a esta dissertação envolvendo a patrimonialização, como também, para melhor contextualizar a pesquisa, dissertar sobre o histórico de cada escola aqui trabalhada. Para atingir os objetivos almejados na investigação foram consultadas fontes como: artigos acadêmicos, periódicos, livros, teses e dissertações. Além de uma análise de fontes primarias como: decretos, leis e o inventário produzido pelo Instituto Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG). Esta dissertação apresentara como produto final, uma exigência nos mestrados profissionais, a produção de um pequeno livro sobre as escolas modernistas abordadas na pesquisa, contendo uma descrição de todo o processo de patrimonialização das edificações e as histórias das construções, que será entregue ao IEPHA, assim como disponível em plataformas digitais. Os prédios escolares em questão são da arquitetura modernista brasileira. Trazem em suas edificações elementos históricos, artísticos e arquitetônicos que nos mostram os ideais que norteavam o movimento modernista, tendo como meio propagador as escolas. |
Palavras-chave | Patrimonialização, Modernismo, Inventário. |
Forma de apresentação..... | Vídeo |
Link para apresentação | Vídeo |
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