"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19069

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Brenda de Oliveira
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros Bárbara Antonucci de Almeida, Caroline Alves da Silva, Henrique Barbosa da Silva, Isabella Defelippe de Freitas
Título Desvendando o “reino plantae”: intervenção pedagógica no bromeliário da UFV
Resumo O Programa de Residência Pedagógica (PRP) tem por objetivo promover a integração dos licenciandos na Educação Básica, promovendo uma vivência ampla do contexto escolar. Nesse sentido, o núcleo de Biologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) vem desenvolvendo atividades que contemplem tanto a formação dos licenciandos quanto dos estudantes da Educação Básica. Assim, os residentes que atuam na Escola Estadual Professor Samuel João de Deus (Paula Cândido-MG) realizaram, juntamente com o preceptor, uma atividade de intervenção pedagógica no Bromeliário da UFV. Essa intervenção teve por objetivo reforçar, por meio de uma aula de campo, o conteúdo Reino Plantae, ministrado em sala de aula, conforme habilidades da Base Nacional Comum Curricular: EF08CI46MG (identificar os principais representantes do Reino Plantae e compreender suas características gerais) e EF08CI07X (reconhecer e comparar diferentes processos reprodutivos em plantas em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos), previstas no Currículo Referência de Minas Gerais para o 8ºano do Ensino Fundamental. Durante a intervenção os alunos visitaram o túnel do tempo da evolução, que conta com exemplares dos quatro grupos de plantas (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas), além do desenvolvimento de duas atividades lúdicas. Uma delas visava a compreensão do processo de polinização em angiospermas, e a segunda tinha por objetivo entender o transporte de seiva através dos vasos condutores. Posteriormente à visitação, a próxima fase se deu a partir da elaboração de um painel, em conjunto com os estudantes, com imagens registradas no Bromeliário e um cladograma dos quatro grupos de plantas. Durante a avaliação do conteúdo trabalhado constatou-se melhora significativa no rendimento dos alunos: 81,25% obtiveram nota maior ou igual à média (60 pontos). Isso equivale ao aumento de cerca de 45%, quando comparado à avaliação aplicada anteriormente em que o conteúdo foi trabalhado apenas de forma teórica. Para além do resultado quantitativo, os alunos relataram sentir mais proximidade com o conteúdo, alguns mencionaram a realização de conhecer a UFV e outros estavam felizes por realizar uma atividade fora da escola. A análise dos resultados obtidos pós-intervenção pedagógica permite afirmar que o processo de ensino e aprendizagem pode alcançar mais e melhores resultados quando se alinha, por exemplo, a aula expositiva dialogada com a aula de campo e quando os estudantes participam ativamente da construção do conhecimento. Durante os encontros do PRP discutimos sobre a importância da preparação de aulas com modalidades e recursos didáticos distintos e sobre o papel dos residentes nas escolas, uma vez que disponibilizam de mais tempo e podem se empenhar na elaboração de inovações pedagógicas. Participar do PRP na Escola Estadual Professor Samuel João de Deus tem possibilitado aos residentes a vivência real do cotidiano escolar e o desenvolvimento da identidade docente.
Palavras-chave ensino de ciências, intervenção pedagógica, aula de campo
Forma de apresentação..... Vídeo
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