Resumo |
O Programa de Residência Pedagógica (PRP) tem por objetivo promover a integração dos licenciandos na Educação Básica, promovendo uma vivência ampla do contexto escolar. Nesse sentido, o núcleo de Biologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) vem desenvolvendo atividades que contemplem tanto a formação dos licenciandos quanto dos estudantes da Educação Básica. Assim, os residentes que atuam na Escola Estadual Professor Samuel João de Deus (Paula Cândido-MG) realizaram, juntamente com o preceptor, uma atividade de intervenção pedagógica no Bromeliário da UFV. Essa intervenção teve por objetivo reforçar, por meio de uma aula de campo, o conteúdo Reino Plantae, ministrado em sala de aula, conforme habilidades da Base Nacional Comum Curricular: EF08CI46MG (identificar os principais representantes do Reino Plantae e compreender suas características gerais) e EF08CI07X (reconhecer e comparar diferentes processos reprodutivos em plantas em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos), previstas no Currículo Referência de Minas Gerais para o 8ºano do Ensino Fundamental. Durante a intervenção os alunos visitaram o túnel do tempo da evolução, que conta com exemplares dos quatro grupos de plantas (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas), além do desenvolvimento de duas atividades lúdicas. Uma delas visava a compreensão do processo de polinização em angiospermas, e a segunda tinha por objetivo entender o transporte de seiva através dos vasos condutores. Posteriormente à visitação, a próxima fase se deu a partir da elaboração de um painel, em conjunto com os estudantes, com imagens registradas no Bromeliário e um cladograma dos quatro grupos de plantas. Durante a avaliação do conteúdo trabalhado constatou-se melhora significativa no rendimento dos alunos: 81,25% obtiveram nota maior ou igual à média (60 pontos). Isso equivale ao aumento de cerca de 45%, quando comparado à avaliação aplicada anteriormente em que o conteúdo foi trabalhado apenas de forma teórica. Para além do resultado quantitativo, os alunos relataram sentir mais proximidade com o conteúdo, alguns mencionaram a realização de conhecer a UFV e outros estavam felizes por realizar uma atividade fora da escola. A análise dos resultados obtidos pós-intervenção pedagógica permite afirmar que o processo de ensino e aprendizagem pode alcançar mais e melhores resultados quando se alinha, por exemplo, a aula expositiva dialogada com a aula de campo e quando os estudantes participam ativamente da construção do conhecimento. Durante os encontros do PRP discutimos sobre a importância da preparação de aulas com modalidades e recursos didáticos distintos e sobre o papel dos residentes nas escolas, uma vez que disponibilizam de mais tempo e podem se empenhar na elaboração de inovações pedagógicas. Participar do PRP na Escola Estadual Professor Samuel João de Deus tem possibilitado aos residentes a vivência real do cotidiano escolar e o desenvolvimento da identidade docente. |