Resumo |
A educação brasileira, que não apresenta histórico satisfatório no cenário internacional, foi ainda mais afetada pela pandemia da covid-19, diante do despreparo das escolas e a falta de recursos tecnológicos nas residências para o uso do EAD. Assim, o ensino que já enfrentava desafios ficou ainda mais defasado, sobretudo nas redes públicas de educação. Mesmo presencialmente, antes da pandemia, o processo educacional no Brasil é essencialmente teórico e limitado à reprodução das informações que chegam à sala de aula através dos livros didáticos. Esse contexto é extremamente desfavorável ao ensino da botânica, que requer a manipulação de espécimes, a exploração do território e seu bioma para compreensão do ambiente como um todo. Diante desta situação, é praticamente impossível estimular a aplicação deste conhecimento na conservação ambiental. É nesta circunstância que o Parque Interativo de Botânica (PIB), um espaço-ciência da UFV, se torna um importante aliado da educação básica, materializando o conteúdo de biologia vegetal, através de dinâmicas lúdicas e interativas, que permitem que o aluno construa o seu processo de aprendizagem e desenvolva conhecimentos aplicáveis no seu cotidiano. A metodologia “Trilha dos Biomas” se destaca por tratar de uma representação realística dos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, bem como dos ecossistemas brasileiros Campos Rupestres Quartzíticos, Campos Rupestres Ferruginosos e Restinga, consistindo rica ambientação que simula viagem pelo país. Durante esta atividade os estagiários apresentam as principais características que classificam a região como bioma e os aspectos morfofisiológicos da vegetação necessários para a adaptação a tais condições, além da interdependência entre a fauna e flora nativas e o quadro atual de desmatamento e extinção. Assim, a imersão no território conscientiza os jovens sobre a importância da preservação desses recursos e os instrui para tal. Principalmente no cenário pós pandêmico, as experiências que propiciam o contato com a natureza, socialização e uso da criatividade, trazem comprovadamente benefícios para a saúde física e mental, além de construir vivências e memórias afetivas ligadas à ciência e a educação, que podem influenciar de forma positiva na vida adulta desses alunos, pessoal e profissionalmente. Esse trabalho realizado no PIB, tem gerado resultados bastante satisfatórios durante as visitações, como demonstra o retorno favorável das instituições de ensino em relação a curiosidade, interesse e dedicação dos estudantes. A partir de 2022, quando as atividades presenciais foram retomadas, 688 alunos da região foram beneficiados. As atividades foram avaliadas positivamente por 96,68% dos participantes. Em síntese, o Parque Interativo de Botânica contribui para o desenvolvimento do país disponibilizando recursos didáticos para formação científica básica de qualidade fundamental para superação do subdesenvolvimento. |