"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19063

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Ecologia
Setor Departamento de Biologia Vegetal
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Luara Silva Sotero
Orientador CLAUDIO COELHO DE PAULA
Outros membros Emerson Breno Dantas Silva dos Santos, Estefano Urbanski Filho
Título Metodologia para educação ambiental pós-pandemia no Parque Interativo de Botânica (PIB): “Trilha dos Biomas”
Resumo A educação brasileira, que não apresenta histórico satisfatório no cenário internacional, foi ainda mais afetada pela pandemia da covid-19, diante do despreparo das escolas e a falta de recursos tecnológicos nas residências para o uso do EAD. Assim, o ensino que já enfrentava desafios ficou ainda mais defasado, sobretudo nas redes públicas de educação. Mesmo presencialmente, antes da pandemia, o processo educacional no Brasil é essencialmente teórico e limitado à reprodução das informações que chegam à sala de aula através dos livros didáticos. Esse contexto é extremamente desfavorável ao ensino da botânica, que requer a manipulação de espécimes, a exploração do território e seu bioma para compreensão do ambiente como um todo. Diante desta situação, é praticamente impossível estimular a aplicação deste conhecimento na conservação ambiental. É nesta circunstância que o Parque Interativo de Botânica (PIB), um espaço-ciência da UFV, se torna um importante aliado da educação básica, materializando o conteúdo de biologia vegetal, através de dinâmicas lúdicas e interativas, que permitem que o aluno construa o seu processo de aprendizagem e desenvolva conhecimentos aplicáveis no seu cotidiano. A metodologia “Trilha dos Biomas” se destaca por tratar de uma representação realística dos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, bem como dos ecossistemas brasileiros Campos Rupestres Quartzíticos, Campos Rupestres Ferruginosos e Restinga, consistindo rica ambientação que simula viagem pelo país. Durante esta atividade os estagiários apresentam as principais características que classificam a região como bioma e os aspectos morfofisiológicos da vegetação necessários para a adaptação a tais condições, além da interdependência entre a fauna e flora nativas e o quadro atual de desmatamento e extinção. Assim, a imersão no território conscientiza os jovens sobre a importância da preservação desses recursos e os instrui para tal. Principalmente no cenário pós pandêmico, as experiências que propiciam o contato com a natureza, socialização e uso da criatividade, trazem comprovadamente benefícios para a saúde física e mental, além de construir vivências e memórias afetivas ligadas à ciência e a educação, que podem influenciar de forma positiva na vida adulta desses alunos, pessoal e profissionalmente. Esse trabalho realizado no PIB, tem gerado resultados bastante satisfatórios durante as visitações, como demonstra o retorno favorável das instituições de ensino em relação a curiosidade, interesse e dedicação dos estudantes. A partir de 2022, quando as atividades presenciais foram retomadas, 688 alunos da região foram beneficiados. As atividades foram avaliadas positivamente por 96,68% dos participantes. Em síntese, o Parque Interativo de Botânica contribui para o desenvolvimento do país disponibilizando recursos didáticos para formação científica básica de qualidade fundamental para superação do subdesenvolvimento.
Palavras-chave educação ambiental, pós pandemia, metodologia de ensino
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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