"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19056

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Inteligência Artificial
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor João Antônio de Almeida Pacheco
Orientador RODOLPHO VILELA ALVES NEVES
Outros membros Hugo Gonçalves Lopes, LEONARDO BONATO FELIX, Lucas Ferreira Paiva
Título Construção de um banco de dados para estimação de passo base de forró utilizando visão computacional
Resumo As dificuldades na comunicação afetam de forma mais significativa as pessoas surdas e com deficiência auditiva em comparação aos indivíduos que possuem audição plena. Isso pode levar a um maior risco de desenvolvimento de doenças mentais nesse grupo. No entanto, a prática da dança poderia oferecer benefícios que melhoram a qualidade de vida, resultando em melhorias nos aspectos clínicos e na redução da depressão e ansiedade. Infelizmente, a ausência de tecnologias capazes de explorar outros sentidos além da audição limita os efeitos benéficos da música e da dança apenas aos indivíduos que podem ouvi-las.

Portando, esse projeto buscou a ampliação do banco de dados para treinar um modelo baseado em redes neurais para estimar a duração do passo base de músicas de forró e voltado para auxiliar surdos a dançarem forró. Anteriormente, com uma baixa quantidade de amostras e um desempenho indesejado dificultam sua aplicação. Por conseguinte, com o aumento do banco de dados, foi possível entender e estudar melhor o modelo e os objetos que envolvem o projeto.

Para a ampliação do banco de dados, foi feita uma busca por voluntários que pudessem gravar e dançar no mínimo 20 passos bases de 60 música de forró, com instruções sobre posicionamento da câmera e vestimentas do participante. Essa busca foi realizada em diversos locais como, Instagram, Grupos de forró no WhatsApp, Indicações, Encontros de forró e entre outros.

Atualmente, o projeto conta com 10 participantes, mais um voluntário com os vídeos pendentes, que foi a quantidade inicialmente estimada, 598 vídeos, sendo que das 60 músicas, 20 eram iguais para todos os participantes. Nesse sentido, foram avaliadas redes neurais rasas e convolucionais para a estimação do passo base a partir do áudio da música e os modelos de medição e de predição também foram avaliados com análises estatísticas. Assim, foi possível estudar o modelo baseado em visão computacional para mensurar a duração do passo base a partir dos vídeos e também, a análise da validade do banco de dados criado com a observações das variações entre os participantes.
Palavras-chave Visão computacional, Aumento de dados, Inclusão de surdos
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,63 segundos.