Resumo |
Este trabalho objetiva apresentar as contribuições de projetos de língua francesa desenvolvidos no âmbito do Nucli-Isf-UFV (Nucli), um programa mantido pelo incentivo financeiro do projeto nacional Idiomas Sem Fronteiras – Rede Andifes Isf, no desenvolvimento da autoconfiança das professoras-bolsistas, graduandas em Letras Português-Francês na UFV. A nosso ver, projetos de extensão como aqueles desenvolvidos no Nucli funcionam como residência pedagógica e são extremamente importantes para a iniciação à prática docente pelos graduandos, principalmente para professores de FLE (francês como língua estrangeira), que não possuem um leque muito amplo de possibilidades no que tange ao primeiro contato com a sala de aula, considerando o contexto da Zona da Mata Mineira. Com a presente intervenção, apresentamos as contribuições da atuação no Nucli para nossa formação docente, considerando os cursos ofertados presencialmente na sede do Nucli, aqueles ofertados remotamente em âmbito nacional (oferta coletiva) e, de igual maneira, os cursos ofertados em escolas públicas da cidade de Viçosa, no projeto Francês para Todos. O contexto de oferecimento dos cursos e o público-alvo são distintos em cada uma das realidades mencionadas (campus universitário, ambiente remoto e escolas públicas). Todavia, em todos eles, os professores-tutores participam de todo o processo de ensino: na preparação de planos de aula, nas discussões semanais com a equipe e na regência dos cursos do Nucli. As aulas, sejam elas destinadas ao contexto acadêmico ou à comunidade externa, são preparadas e ministradas por graduandos em Letras português-francês, que atuam na condição de bolsistas ou voluntários no Nucli, sob a orientação da coordenadora do programa, no que concerne à língua francesa, a profa.ª Dr.ª Rita de Cássia Gomes. Assim, constatamos que nesse ambiente que articula ensino, pesquisa e extensão, encontramos condições favoráveis para desenvolver e aprofundar os saberes relacionados à prática pedagógica (TARDIF, 2019) pela reflexão-na-ação (SCHÖN, 2000) e sobre a ação (PERRENOUD, 2012). Destarte, conforme mencionado, apresentamos as contribuições da experiência vivenciada enquanto professoras-tutoras para nossa formação enquanto futuras professoras de FLE, seja no ambiente presencial ou remoto, ilustrando as dificuldades encontradas e as possibilidades forjadas para favorecer o ensino e a aprendizagem da língua francesa em diferentes ambientes. Por entender que se trata de um projeto que proporciona a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, nossa apresentação dará enfoque a esses três aspectos, enfatizando de que maneira contribuíram e contribuem para nossa formação. O resultado parcial obtido evidencia que nós, que somos graduandas, temos desenvolvido práticas pedagógicas passíveis de auxiliar a aprendizagem dos nossos alunos, o que também coloca em evidência o amadurecimento da nossa atividade docente, bem como as contribuições do Nucli na nossa formação inicial. |