"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19046

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Química
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bruna Rezende Magiole
Orientador REINALDO FRANCISCO TEOFILO
Outros membros Victória Lessa da Silva
Título Análise da evasão e retenção de estudantes do curso de Bacharelado em Química da UFV/Viçosa
Resumo A evasão e retenção estudantil, sobretudo no ensino superior, constitui-se num fenômeno educacional complexo e preocupante, visto que ocorre em diferentes instituições e níveis de ensino e afeta o sistema educacional em vários aspectos. O fenômeno evasão diz respeito à saída do discente de seu curso sem tê-lo concluído. A retenção, por sua vez, ocorre quando o discente permanece na instituição de ensino além do tempo previsto para a conclusão da sua graduação. O curso de Bacharelado em Química (QCA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) campus Viçosa, tem carga horária total de 2980 horas. O curso pode ser concluído no tempo médio de 8 períodos (4 anos), sendo o tempo máximo permitido de 13 períodos (6,5 anos). Considera-se retido o aluno que não concluir a graduação QCA após o 8° período.A análise e interpretação dos dados referentes à evasão e retenção de estudantes do curso QCA da UFV campus Viçosa é o objetivo deste trabalho. Com o auxílio dos painéis acadêmicos desenvolvidos pela Pró-reitoria de ensino (PRE) da UFV na plataforma Microsoft Power BI, foram identificados os dados relevantes para o presente estudo entre os anos de 2016 a 2022. A partir dos dados do número de evadidos por ano e a correlação com o ano de ingresso, foi possível analisar a taxa de evasão por ano do curso. Sendo assim foi identificado que 38,46% da evasão ocorre no 1° ano da graduação, 28,94% no 2° ano, 19,41% no 3° ano e 8,79% no 4° ano. Em relação à retenção, observou-se que do total de alunos ingressantes em 2016, 5% ainda estão retidos, de 2017 18,3%, de 2018 25% e de 2019 65,7%. A partir de tais dados, nota-se que a taxa média de duração da graduação dos ingressantes em 2016 é de 5,72 anos, dos ingressantes de 2017 5,47 anos, e de 2018 5,19 anos. Observa-se que a evasão ocorre principalmente nos anos iniciais da graduação e as causas podem ser diversas tais como dificuldade nas disciplinas do ciclo básico, dificuldades socioeconômicas e/ou não identificação com o curso. Sobre a retenção, pode se observar que em nenhum dos anos a média para a conclusão do curso seguiu ao tempo estimado de 4 anos. Este viés ocorre devido a elevada porcentagem de estudantes retidos, o que impacta diretamente no tempo médio de conclusão. Ambos os resultados são importantes para orientar a coordenação do curso QCA em decisões para diminuir tanto a evasão como a retenção.
Palavras-chave Evasão, Retenção, Bacharelado em Química.
Forma de apresentação..... Painel
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