Resumo |
A evasão e retenção estudantil, sobretudo no ensino superior, constitui-se num fenômeno educacional complexo e preocupante, visto que ocorre em diferentes instituições e níveis de ensino e afeta o sistema educacional em vários aspectos. O fenômeno evasão diz respeito à saída do discente de seu curso sem tê-lo concluído. A retenção, por sua vez, ocorre quando o discente permanece na instituição de ensino além do tempo previsto para a conclusão da sua graduação. O curso de Bacharelado em Química (QCA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) campus Viçosa, tem carga horária total de 2980 horas. O curso pode ser concluído no tempo médio de 8 períodos (4 anos), sendo o tempo máximo permitido de 13 períodos (6,5 anos). Considera-se retido o aluno que não concluir a graduação QCA após o 8° período.A análise e interpretação dos dados referentes à evasão e retenção de estudantes do curso QCA da UFV campus Viçosa é o objetivo deste trabalho. Com o auxílio dos painéis acadêmicos desenvolvidos pela Pró-reitoria de ensino (PRE) da UFV na plataforma Microsoft Power BI, foram identificados os dados relevantes para o presente estudo entre os anos de 2016 a 2022. A partir dos dados do número de evadidos por ano e a correlação com o ano de ingresso, foi possível analisar a taxa de evasão por ano do curso. Sendo assim foi identificado que 38,46% da evasão ocorre no 1° ano da graduação, 28,94% no 2° ano, 19,41% no 3° ano e 8,79% no 4° ano. Em relação à retenção, observou-se que do total de alunos ingressantes em 2016, 5% ainda estão retidos, de 2017 18,3%, de 2018 25% e de 2019 65,7%. A partir de tais dados, nota-se que a taxa média de duração da graduação dos ingressantes em 2016 é de 5,72 anos, dos ingressantes de 2017 5,47 anos, e de 2018 5,19 anos. Observa-se que a evasão ocorre principalmente nos anos iniciais da graduação e as causas podem ser diversas tais como dificuldade nas disciplinas do ciclo básico, dificuldades socioeconômicas e/ou não identificação com o curso. Sobre a retenção, pode se observar que em nenhum dos anos a média para a conclusão do curso seguiu ao tempo estimado de 4 anos. Este viés ocorre devido a elevada porcentagem de estudantes retidos, o que impacta diretamente no tempo médio de conclusão. Ambos os resultados são importantes para orientar a coordenação do curso QCA em decisões para diminuir tanto a evasão como a retenção. |