"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19030

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Leonardo José de Almeida Silva
Orientador SIMONE MARIA DANTAS LONGHI
Título A produção de relatórios de atividades e de diários de campo como possibilidade de desenvolvimento das capacidades docentes
Resumo O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa antecipar o vínculo teórico-prático dos estudantes de licenciatura a partir da intervenção pedagógica em escolas públicas. Desse modo, os bolsistas devem participar de atividades de extensão acadêmicas, bem como relatar periodicamente suas experiências relacionadas às práticas docentes nas escolas-campo. Nesse contexto, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar o processo de desenvolvimento das capacidades docentes de estudantes de licenciatura em Letras participantes do PIBID, a partir da investigação de relatórios de atividades e de diários de campo produzidos por esses alunos. Os pressupostos teóricos se baseiam no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999, 2008; MACHADO, 2007), mais especificamente sob o viés da vertente didática do ensino de línguas (SCHNEUWLY, 1999; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), além de se relacionar também com as discussões trazidas pelos estudos dos Letramentos Acadêmicos (STREET, 2014) Dessa maneira, a metodologia adotada é de abordagem qualitativa, de cunho interpretativista e utilizada sob o viés da Linguística Aplicada. Em um primeiro momento, uma análise documental de textos prescritivos que orientam as atividades dos pibidianos será realizada. Posteriormente, serão interpretados os próprios relatórios de atividades e os diários de campo produzidos pelos alunos levando em conta o contexto da formação inicial de professores que caracteriza o PIBID. Em uma etapa final da geração de dados, poderão ser propostas reuniões com os licenciandos objetivando a coletivização de seus escritos ao longo de sua participação no Programa. Os dados serão transcritos e analisados de acordo com o modelo do ISD para análise de textos (BRONCKART, 2013). Portanto, embora esta pesquisa encontra-se em estágio inicial, esperamos, com essa análise, revelar as marcas do processo de desenvolvimento dos licenciandos na atividade de ensinar.
Palavras-chave Formação de professores, Interacionismo sociodiscursivo, PIBID
Forma de apresentação..... Vídeo
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