"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 19019

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Lael Machado Rodrigues
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Outros membros SIMONE MARIA DANTAS LONGHI
Título A catalogação de sinais em Libras de áreas específicas do conhecimento a partir das TDICS: qual a contribuição da Linguística Aplicada Crítica para o ensino e aprendizagem de surdos?
Resumo Com a promulgação da Lei nº 13.409, de 2016, a qual reserva vagas para pessoas com deficiência em instituições federais de ensino, ocorreu um aumento de pessoas surdas nas IES (Instituições de Ensino Superior). Nesse contexto, amparados por diversos outros marcos legais da Comunidade Surda, o Projeto Inovar + surge com o intuito de desenvolver ferramentas digitais que promovam a acessibilidade nesse âmbito de ensino, sendo uma delas, o Dicionário Online Bilíngue Libras/Português. Nesse sentido, este trabalho se insere nas ações do Projeto Inovar + buscando pelo desenvolvimento de tal ferramenta. Trata-se ainda de uma pesquisa ligada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa, na área da Linguística Aplicada, em estágio inicial. Possui como objetivo central compreender como o desenvolvimento das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) têm apoiado a criação de repositórios e sinalários de áreas específicas para a ampliação de conhecimentos, levando em conta a base da Linguística Aplicada Crítica. Como objetivos específicos podemos citar: (i) realizar o estado da arte referente à Libras; (ii) analisar os trabalhos realizados (dissertações e teses) entre 2011 e 2022 que contribuíram para o desenvolvimentos das TDICs em torno da Libras e (iii) mapear, catalogar e analisar os diferentes repositórios e sinalários que apresentam termos técnicos e conceitos de áreas específicas do conhecimento para implementação no Dicionário Online Bilíngue Libras/Português. A metodologia utilizada será de cunho misto, pautando-se na defesa de que ambos os métodos, quantitativos e qualitativos, se complementam, gerando assim, melhor entendimento nos fenômenos analisados. Apoiados nos trabalhos de dissertação de mestrado e teses de doutorado do banco de dados da CAPES, partiremos para a compilação de plataformas digitais que possuam sinais em Libras referentes a diversas áreas do conhecimento catalogados e inseridos em suas ferramentas. Assim, o levantamento bibliográfico e documental será aplicado nesse processo. Ainda, no processo de análise do material coletado ao longo da pesquisa, adotaremos o método interpretativista, uma vez que nos apoiará no entendimento e interpretação dos significados construídos, direcionando para as produções em Libras. Até o atual momento, os dados obtidos se dão pelo processo de análise do estado da arte da Libras no Brasil. A partir do termo “Libras”, elencamos as dissertações de mestrado e teses de doutorado dos anos de 2011 e 2022 que tratam dessa temática, presentes no banco de dados da CAPES. Com essa etapa concluída, torna-se possível identificar e analisar as principais ferramentas educacionais que envolvam a Libras, como repositórios, dicionários, acervos, entre outros. Dessa forma, daremos continuidade à pesquisa com a análise do material e o entendimento de como as mesmas podem nos apoiar no desenvolvimento das áreas específicas do conhecimento do Dicionário.
Palavras-chave Libras, Linguística, Dicionário.
Forma de apresentação..... Vídeo
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