Resumo |
A interlocução entre lazer, esporte, educação e política pública está presente no percurso de formação e atuação profissional traçado no campo da Educação Física. Por meio de processos na formação em Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa-Campus Florestal e diálogos do campo em Educação e Lazer, vê-se a necessidade em compreender essas relações no âmbito escolar. Diante destes apontamentos, evidencia-se algumas questões discutidas nesta pesquisa, dentre elas: Quais concepções de educação, lazer e esporte que estão presentes nas ações do contraturno escolar? De que maneira o lazer e esporte são tratados pelos profissionais que atuam? Assim, temos como principal objetivo dessa pesquisa, analisar o esporte e o lazer nos contraturnos escolares da rede pública de ensino de Florestal (MG) e Pará de Minas (MG) a partir das narrativas dos professores/as de educação física.Este estudo fundamenta-se na relação possível entre lazer, esporte e educação, focando o olhar numa política educacional da cidade de Florestal e seu entorno. Com o propósito de discutir as questões apontadas anteriormente foi construída uma fundamentação teórica que aproxima os fenômenos esporte e lazer numa dimensão cultural, que contextualiza o cenário educacional no que se refere à ampliação da jornada escolar efetivada nas ações indutivas do governo brasileiro e da apreciação de uma política educacional de escola municipal de tempo integral. A pesquisa pautou-se numa investigação a partir das formações discursivas de sete professores de Educação Física da rede estadual e municipal de ensino. Considerações: Investigar as concepções de educação, lazer e esporte no contraturno se torna um desafio já que esta possibilidade de aprendizagem ultrapassa aquelas priorizadas em turnos regulares. Há entre os/as professores/as o desejo de que a ampliação da jornada educativa se consolide como extensão de oportunidades de aprendizagem para as crianças e jovens, possibilitando a eles a criação de novas perspectivas para mudanças sociais a partir da compreensão da realidade. Por meio das narrativas, percebe-se que há um indicativo de entendimento do lazer e esporte como instrumentos para "tirar a criança e jovem da rua" compreendida como espaço de violência e riscos. Essa visão é importante, porém é necessário ampliar a compreensão do lazer e esporte como relevantes na transformação dos sujeitos. Por meio desses fenômenos pode-se construir aprendizagens que tangenciam a formação cidadã porque esporte e lazer são direitos constituídos e carecem de investimento da gestão pública para sua consolidação. Os discursos dos docentes orientam para a importância das ações no contraturno escolar para a permanência e enfretamento da evasão escolar. |