"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18992

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da computação
Setor Departamento de Informática
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Maria Victória Fernandes Vaz
Orientador JOSE ELIAS CLAUDIO ARROYO
Título Aplicação de Algoritmos Heurísticos para Distribuição de Entregas utilizando Caminhão e Drones
Resumo O Problema do Caixeiro Viajante (Traveling Salesman Problem-TSP) é um dos problemas clássicos de Otimização Combinatória, cuja obtenção da solução ótima costuma ser um processo complexo (problema NP-difícil). Atualmente, existem muitas aplicações modernas do TSP, porém de forma mais incrementada e complexa. Uma das aplicações é a utilização veículos terrestres (caminhões) e drones para entregas de última milha em operações logísticas
Neste trabalho aborda-se o Problema do Caixeiro Viajante com Drones Paralelos (Parallel Drone Scheduling Traveling Salesman Problem -PDSTSP), onde um caminhão e um ou mais drones, partido de um mesmo centro de distribuição, precisam realizar entregas a um conjunto de clientes de forma a minimizar o tempo máximo de atendimento (makespan).
Neste problema, a elegibilidade dos clientes é considerada. Como os drones são alimentados por baterias, eles são restritos, tanto na distância máxima de viagem quanto no tamanho e peso da encomenda a ser transportada. Clientes elegíveis são aqueles que podem receber suas entregas por meio de drones e clientes não-elegíveis são aqueles cujas entregas necessitam de atendimento do veículo terrestre.
Para resolver o problema abordado, métodos baseados em heurísticas e meta-heurísticas são propostos. Através de uma heurística gulosa, constrói-se uma rota TSP inicial de distribuição alocando todos os clientes para o caminhão, criando assim uma Rota Gigante (RG). Com o objetivo de melhorar a RG, aplica-se uma heurística de busca local denominada RVND (Random Variable Neighborhood Descent). Esta heurística utiliza 4 estruturas de vizinhança para fazer a busca de soluções. A partir da RG, aplica-se outra heurística construtiva para fazer a separação dos clientes: determina-se os clientes a serem atendidos pelo caminhão (rota TSP) e os clientes a serem atendidos pelos drones.
Em seguida aplica-se a meta-heurística GRASP (Greedy Randomized Adaptive Search Procedure), que também utiliza a busca loca RVND. Assim, o algoritmo desenvolvido é denominado GRASP-RVND. O algoritmo GRASP-RVND é executado durante um número iterações. A cada iteração, constrói-se uma solução viável para o problema e esta solução é melhorada pelo RVND. No final, considera-se a melhor solução obtida durante todas as iterações.
Diversos experimentos computacionais foram realizados e foi possível observar que o algoritmo proposto, GRASP-RVND, é bastante competitivo com os algoritmos da literatura. Ressalta-se que, na literatura não foram encontradas propostas do algoritmo híbrido GRASP-RVND para o problema em estudo.
Palavras-chave Heurísticas, Drones, Otimização
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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