"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18984

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Luciene dos Santos Soares
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Outros membros Bárbara Silveira Baptista de Oliveira, BIANCA SENA GOMES
Título Contribuições para a disciplina de Libras por meio da elaboração de um repositório online
Resumo Após o Ensino Remoto Emergencial (ERE), nota-se a mudança do contexto de ensino aprendizagem. Com isso, é imperativo colocar em prática os ensinamentos trazidos pelo ERE para as aulas presenciais, por exemplo, as tecnologias como mediadoras do ensino e aprendizagem. Para isso, essa pesquisa em ensino vincula-se ao campo da Linguística Aplicada, voltado para a formação de professores e ensino de línguas. Esse estudo buscou oferecer suporte e reflexões para o desenvolvimento da Disciplina de LET 290- Libras, a partir de estratégias que pudessem auxiliar os estudantes no processo de ensino aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras), como segunda língua (L2). Desse modo, objetivou-se criar e alimentar um repositório de sinais introdutórios em Libras, por meio de mídias digitais e softwares, para equalizar as condições de ensino em uma IES da Zona da Mata Mineira. Além de aplicar atividades e acompanhar a repercussão desses materiais nas aulas, levando em conta o feedback dos estudantes. Para concretizar o objetivo proposto, a pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, com foco na pesquisa-ação. O repositório foi elaborado de acordo com as mídias digitais que pudessem apoiar o ensino-aprendizagem dos estudantes matriculados na disciplina nos períodos letivos de 2022/2 e 2023/1. Assim, a bolsista acompanhou, ao todo, seis turmas da disciplina para realizar a pesquisa e desenvolver o repositório conforme as necessidades evidenciadas e descritas pelos estudantes e pela professora. Em 2022/2, o foco foi o desenvolvimento e publicação de vídeos que auxiliassem a metodologia de ensino aplicada, a pedagogia de projetos, que visava o desenvolvimento da competência formativo-profissional e autonomia no desenvolvimento de um projeto inclusivo na área de atuação dos estudantes. Em 2023/1, foram elaborados vídeos com sinais de apresentação pessoal, rotina, sinais de contexto familiar, e vocabulário básico para o cotidiano. Além da elaboração de atividades envolvendo a gramática da Libras, usufruindo de vídeos do repositório. Como resultados, identificamos o desenvolvimento do repositório de forma colaborativa e significativa, através da contribuição dos estudantes. E a repercussão positiva das atividades com uso do repositório, facilitando o processo de ensino aprendizagem, visto que os estudantes tinham acesso aos sinais, por meio do canal do YouTube, para tirar dúvidas e estudar após as aulas. Concluímos que a inclusão do repositório e as dinâmicas com os vídeos aumentaram o contato dos estudantes com a Libras, forneceram possibilidades de estratégias de ensino com o uso de mídias digitais e auxiliaram o ensino aprendizagem. Além de auxiliar a suprir lacunas apresentadas no pós pandemia com o repositório, fornecendo materiais mais claros e de acordo com as aulas, assim como o fácil acesso do material através de celulares. Por isso, nota-se a necessidade da continuação do repositório através de mídias digitais que auxiliem no ensino de línguas.
Palavras-chave Libras como L2, Repositório, Tecnologias.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,68 segundos.