Resumo |
Após o Ensino Remoto Emergencial (ERE), nota-se a mudança do contexto de ensino aprendizagem. Com isso, é imperativo colocar em prática os ensinamentos trazidos pelo ERE para as aulas presenciais, por exemplo, as tecnologias como mediadoras do ensino e aprendizagem. Para isso, essa pesquisa em ensino vincula-se ao campo da Linguística Aplicada, voltado para a formação de professores e ensino de línguas. Esse estudo buscou oferecer suporte e reflexões para o desenvolvimento da Disciplina de LET 290- Libras, a partir de estratégias que pudessem auxiliar os estudantes no processo de ensino aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras), como segunda língua (L2). Desse modo, objetivou-se criar e alimentar um repositório de sinais introdutórios em Libras, por meio de mídias digitais e softwares, para equalizar as condições de ensino em uma IES da Zona da Mata Mineira. Além de aplicar atividades e acompanhar a repercussão desses materiais nas aulas, levando em conta o feedback dos estudantes. Para concretizar o objetivo proposto, a pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, com foco na pesquisa-ação. O repositório foi elaborado de acordo com as mídias digitais que pudessem apoiar o ensino-aprendizagem dos estudantes matriculados na disciplina nos períodos letivos de 2022/2 e 2023/1. Assim, a bolsista acompanhou, ao todo, seis turmas da disciplina para realizar a pesquisa e desenvolver o repositório conforme as necessidades evidenciadas e descritas pelos estudantes e pela professora. Em 2022/2, o foco foi o desenvolvimento e publicação de vídeos que auxiliassem a metodologia de ensino aplicada, a pedagogia de projetos, que visava o desenvolvimento da competência formativo-profissional e autonomia no desenvolvimento de um projeto inclusivo na área de atuação dos estudantes. Em 2023/1, foram elaborados vídeos com sinais de apresentação pessoal, rotina, sinais de contexto familiar, e vocabulário básico para o cotidiano. Além da elaboração de atividades envolvendo a gramática da Libras, usufruindo de vídeos do repositório. Como resultados, identificamos o desenvolvimento do repositório de forma colaborativa e significativa, através da contribuição dos estudantes. E a repercussão positiva das atividades com uso do repositório, facilitando o processo de ensino aprendizagem, visto que os estudantes tinham acesso aos sinais, por meio do canal do YouTube, para tirar dúvidas e estudar após as aulas. Concluímos que a inclusão do repositório e as dinâmicas com os vídeos aumentaram o contato dos estudantes com a Libras, forneceram possibilidades de estratégias de ensino com o uso de mídias digitais e auxiliaram o ensino aprendizagem. Além de auxiliar a suprir lacunas apresentadas no pós pandemia com o repositório, fornecendo materiais mais claros e de acordo com as aulas, assim como o fácil acesso do material através de celulares. Por isso, nota-se a necessidade da continuação do repositório através de mídias digitais que auxiliem no ensino de línguas. |