"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18983

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Atílio Freitas Pedroni
Orientador APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA
Outros membros Tatiana Aparecida Corcini, Vinícius Pinheiro da Silva Santos
Título O ensino de Física a partir de uma abordagem CTS
Resumo A abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) é um enfoque educacional que busca integrar o ensino de ciências com as dimensões sociais, tecnológicas e éticas relacionadas. Reconhece-se que a Ciência e a Tecnologia são atividades humanas com impactos significativos na sociedade e no meio ambiente. Essa abordagem vai além do ensino tradicional baseado apenas na transmissão descontextualizada de conceitos científicos, promovendo a compreensão das complexas relações entre a Ciência, Tecnologia e a sociedade. Envolve a análise crítica das interações entre essas três áreas e a reflexão sobre suas implicações nas decisões individuais e coletivas (Vieira & Tenreiro-Vieira, 2021).
Quando se trata do ensino de Ciências/Física/Química, a abordagem CTS favorece a compreensão dos alunos de como os princípios/conceitos científicos e tecnológicos são aplicados no mundo real e afetam a sociedade. Além de aprender os conceitos científicos da Física, os alunos são encorajados a pensar sobre as implicações éticas, ambientais, econômicas e sociais desses conceitos. Eles são incentivados a refletir sobre o papel da Ciência e da Tecnologia na sociedade e questionar os impactos positivos e negativos que elas têm. Assim, durante o Módilo I e II do Programa de Resodência Pedagógica, Núcleo interdisciplinar de Física e Química, foi feito um estudo bastante enriquecedor acerta da aboradagem CTS para a Educação de Ciências, com vistas a possibilidade de desenvolvermos importantes projetos temáticos com essa abordagem. Além de favorecer também o desenvolvimento de competências docentes apropriadas para a realização de sequências didáticas para a promoção da alfabetização científica.
Para tornar o aprendizado mais interessante, os professores de Física podem usar os princípios pedagógicos da contextualização e interdisciplinaridade para desenvolver os conceitos científicos. Os professores podem explorar assuntos como energia renovável, poluição, desenvolvimento de tecnologias e mudanças climáticas, temas que têm relevância social e que provocam diferentes impactos no nosso dia a dia.
A abordagem CTS também promove a participação ativa dos alunos em sua aprendizagem, a partir de atividades práticas, projetos de pesquisa, debates e discussões em grupo. Essas atividades estimulam o pensamento crítico, a criatividade e a habilidade de resolver problemas, ajudando os alunos a tomar decisões informadas e responsáveis sobre questões socio-científicas e tecnológicas em suas comunidades.
Dessa forma, com a abordagem CTS na Educação em Ciências (Física e Química) podemos unir Ciência, Tecnologia e sociedade, destacando a importância dos princípios científicos no contexto social. Além de promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alta ordem, o pensamento crítico e criativo, bem como reflexões sobre as implicações éticas e sociais da Ciência e Tecnologia em nossa sociedade contemporânea, com vista a formação integral do cidadão.
Palavras-chave CTS, Ensino, Física
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.