ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação |
Setor | Departamento de Química |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Atílio Freitas Pedroni |
Orientador | APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA |
Outros membros | Tatiana Aparecida Corcini, Vinícius Pinheiro da Silva Santos |
Título | O ensino de Física a partir de uma abordagem CTS |
Resumo | A abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) é um enfoque educacional que busca integrar o ensino de ciências com as dimensões sociais, tecnológicas e éticas relacionadas. Reconhece-se que a Ciência e a Tecnologia são atividades humanas com impactos significativos na sociedade e no meio ambiente. Essa abordagem vai além do ensino tradicional baseado apenas na transmissão descontextualizada de conceitos científicos, promovendo a compreensão das complexas relações entre a Ciência, Tecnologia e a sociedade. Envolve a análise crítica das interações entre essas três áreas e a reflexão sobre suas implicações nas decisões individuais e coletivas (Vieira & Tenreiro-Vieira, 2021). Quando se trata do ensino de Ciências/Física/Química, a abordagem CTS favorece a compreensão dos alunos de como os princípios/conceitos científicos e tecnológicos são aplicados no mundo real e afetam a sociedade. Além de aprender os conceitos científicos da Física, os alunos são encorajados a pensar sobre as implicações éticas, ambientais, econômicas e sociais desses conceitos. Eles são incentivados a refletir sobre o papel da Ciência e da Tecnologia na sociedade e questionar os impactos positivos e negativos que elas têm. Assim, durante o Módilo I e II do Programa de Resodência Pedagógica, Núcleo interdisciplinar de Física e Química, foi feito um estudo bastante enriquecedor acerta da aboradagem CTS para a Educação de Ciências, com vistas a possibilidade de desenvolvermos importantes projetos temáticos com essa abordagem. Além de favorecer também o desenvolvimento de competências docentes apropriadas para a realização de sequências didáticas para a promoção da alfabetização científica. Para tornar o aprendizado mais interessante, os professores de Física podem usar os princípios pedagógicos da contextualização e interdisciplinaridade para desenvolver os conceitos científicos. Os professores podem explorar assuntos como energia renovável, poluição, desenvolvimento de tecnologias e mudanças climáticas, temas que têm relevância social e que provocam diferentes impactos no nosso dia a dia. A abordagem CTS também promove a participação ativa dos alunos em sua aprendizagem, a partir de atividades práticas, projetos de pesquisa, debates e discussões em grupo. Essas atividades estimulam o pensamento crítico, a criatividade e a habilidade de resolver problemas, ajudando os alunos a tomar decisões informadas e responsáveis sobre questões socio-científicas e tecnológicas em suas comunidades. Dessa forma, com a abordagem CTS na Educação em Ciências (Física e Química) podemos unir Ciência, Tecnologia e sociedade, destacando a importância dos princípios científicos no contexto social. Além de promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alta ordem, o pensamento crítico e criativo, bem como reflexões sobre as implicações éticas e sociais da Ciência e Tecnologia em nossa sociedade contemporânea, com vista a formação integral do cidadão. |
Palavras-chave | CTS, Ensino, Física |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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