"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18952

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Guilherme Goncalves Barbosa
Orientador THIAGO HENRIQUE MOTA SILVA
Outros membros Iukyara Yasmin Marinho Machado, Marcos Luiz Ribeiro da Silva, Melissa Carolina Moreira Braga, Pedro Henrique Cabral Orsay, Tiago Cabral dos Santos
Título Ensino de História: práticas de metodologias ativas
Resumo Este projeto de extensão foi desenvolvido por estudantes da disciplina de Prática de Ensino em História, com o objetivo de promover a autonomia e a criticidade dos alunos do 6º ano C da Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB) em Viçosa. Com foco em metodologias e práticas ativas de ensino, o projeto abordou questões relacionadas aos povos indígenas, incluindo preconceitos, estereótipos e representatividade. O projeto foi dividido em três etapas principais, juntamente com um encerramento no Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa. Durante o mês de maio, foram realizadas visitas à escola CASB para observar o ambiente escolar e identificar demandas, especialmente relacionadas à violência e autoestima dos alunos. Além disso, identificou-se uma oportunidade de alinhamento com o currículo oficial do 6º ano, permitindo a abordagem desses temas durante o 2º bimestre. No primeiro encontro, em 16 de junho, foram estabelecidas as regras do projeto e formados os grupos de trabalho. Uma análise do conhecimento prévio dos alunos sobre os povos indígenas foi realizada, seguida de uma discussão sobre estereótipos na sociedade atual e sua construção histórica. Apesar da interrupção causada pelo ensaio da festa junina, houve incentivo à participação dos alunos. No segundo encontro, em 23 de junho, ocorreu um tumulto entre os alunos, exigindo a intervenção da supervisora pedagógica. Após a resolução do conflito, houve uma tentativa de reorganizar os grupos e trabalhar com fontes relacionadas ao tema, mas as circunstâncias anteriores e o ensaio da quadrilha impossibilitaram um progresso significativo. No terceiro encontro, em 30 de junho, a aplicação da prova bimestral impediu o prosseguimento das discussões planejadas sobre os povos pré-colombianos Maias, Incas e Astecas. Após a prova, a equipe promoveu uma recapitulação do conteúdo trabalhado até então, através de perguntas aos alunos. No quarto encontro, dedicado ao encerramento, levamos os alunos ao Departamento de História na UFV e fizemos uma gamificação, de modo que o grupo vencedor (que melhor respondeu às perguntas rápidas que fizemos) ganhou pirulito. No entanto, todos ganharam lápis com borracha e doce. Apesar dos desafios enfrentados, como a mudança de professor da turma e a falta de presença dos alunos nas monitorias, nos encontros de História realizados nas sextas-feiras à tarde, a turma demonstrou interesse e participação. Embora nem todos os objetivos tenham sido plenamente alcançados devido a circunstâncias adversas, a experiência proporcionou reflexões e aprendizados significativos tanto para os estudantes quanto para a equipe envolvida. Devido às dificuldades encontradas, algumas modificações fizeram-se necessárias, já que o planejamento não pôde ser colocado em prática: como a segunda aula sofreu atrasos pelos ensaios para a festa junina, isso impactou o terceiro encontro, que impactou no quarto.
Palavras-chave Ensino, História, Metodologias ativas
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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