"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18948

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Suely Maria Rodrigues Dias
Orientador ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS
Título Entre a memória e a história: a educação patrimonial em uma escola do campo no município de Viçosa-MG
Resumo O presente projeto apresenta uma proposta de discussão que propõe um aprofundamento das questões ligadas à educação patrimonial em uma escola municipal, localizada na zona rural de Viçosa, MG. Pretende-se esmiuçar e perceber as lembranças e esquecimentos presentes na identidade de pessoas que fizeram e ainda fazem parte da trajetória da Escola Municipal Professor Paulo Mário Del Giudice. O projeto busca primordialmente possibilitar que as crianças possam realizar uma leitura do mundo que as rodeia, levando-as à compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal na qual estão inseridas. Segundo Parreiras, Grunberg e Monteiro (1999), a educação patrimonial deve possibilitar a valorização cultural em sua pluralidade e reforçar a autoestima dos indivíduos, já que a preservação do patrimônio se relaciona à complexidade da construção histórica de uma determinada sociedade. Tem como objetivos perceber as lembranças e esquecimentos presentes na memória coletiva daqueles indivíduos (pais, professores e moradores locais) que fizeram e fazem parte da trajetória da Escola Municipal Professor Paulo Mário Del Giudice. Analisar o modo pelo qual as competências e habilidades necessárias à compreensão do patrimônio cultural são abordadas nas disciplinas oferecidas na escola, visando a contribuir com o desenvolvimento de projetos pedagógicos para problematizar a dinâmica cultural local. Espera-se auxiliar com uma maior tomada de consciência por parte da comunidade local com relação à sua cultura. O trabalho abordará a educação patrimonial por meio de entrevistas com gestores, professores e pessoas ligadas à história da escola, análises de documentos textuais relacionados ao processo histórico da escola, assim como de fotografias, a fim de verificar toda a trajetória da escola, desde a fundação até à conjuntura atual e prática educativa com a realização de oficinas e práticas pedagógicas envolvendo alunos e professores. Essas abordagens têm como objetivo entender quais são as noções de patrimônio cultural e educação patrimonial desses sujeitos e como a prática pedagógica está relacionada ao exercício da cidadania dentro e fora do espaço escolar. Pretende-se promover curso de Formação Continuada para os professores, elaboração de um alfabetário (ABC PATRIMONIAL) incluindo palavras relacionadas a comidas, bebidas, plantas, lugares, objetos que fazem parte dos costumes e cultura das comunidades. A ilustração será feita através de fotos ou ilustração pelos próprios alunos. E ainda, a escola itinerante, quando a escola fará visitas a uma localidade, levando todos os alunos das outras comunidades pertencentes à escola, onde serão feitas atividades envolvendo os alunos e a comunidade presente. A comunidade anfitriã será convidada a expor as suas atividades como artesanatos, produtos produzidos por pessoas da comunidade e que têm uma relevância cultural e na vida econômica das famílias.
Palavras-chave Patrimônio, memória, identidade
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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