"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18947

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Anna Thércia José Carvalho Amorim
Orientador JOANA D ARC GERMANO HOLLERBACH
Título Os documentos elaborados pela Secretaria Estadual da Educação do Estado do Tocantins para a implementação da reforma do Ensino Médio
Resumo O objetivo deste trabalho é abordar alguns documentos elaborados pela Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (Seduc) que fazem parte do Documento Curricular do Tocantins (DCT). Assim, esta pesquisa apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) também busca compreender como o estado está se organizando para atender às propostas do novo modelo curricular vigente. Os documentos analisados foram: Resolução CEE-TO n. 169/2022; Orientações Pedagógicas para o currículo do Novo Ensino Médio durante o segundo semestre de 2022 e; o Relatório de Implementação do Novo Ensino Médio no Estado do Tocantins (Produto VIII). A metodologia se configura em uma abordagem qualitativa com recorte para pesquisa bibliográfica e análise documental. O estado do Tocantins é o mais novo da federação e traz consigo a história de uma disseminação tardia do ensino secundário. Os documentos aqui analisados nos fazem constatar que a educação está vivendo uma ruptura do conhecimento através das políticas públicas que consideram a educação como mercadoria. Desta forma, vendem um produto que não existe, como a autonomia das instituições escolares e dos estados em imprimirem suas especificidades em seus currículos, quando na verdade, apenas atendem à demanda exigida pelas políticas educacionais instituídas e que estão regendo a educação atual, como a BNCC e a Lei nº 13.415/2017. O que era para ser posto no DCT, como questões camponesas, indígenas e quilombolas se perdeu na tentativa de por em prática os Itinerários Formativos, dando ênfase, principalmente, às Disciplinas Eletivas e ao Projeto de Vida. Já a formação geral básica fica responsável pelo desenvolvimento de habilidade e competências socioemocionais que contribuem com o modo de ser, de pensar, de agir dos jovens. As escolas públicas estão à mercê das políticas educacionais que trazem consigo os objetivos daqueles que detém os meios de produção, fazendo do conhecimento uma propriedade privada, favorecendo os mais ricos, perdendo sua característica de direito subjetivo.
Palavras-chave Reforma do Médio, DCT, Tocantins
Forma de apresentação..... Vídeo
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