Resumo |
A área da Educação sofreu impactos no que diz respeito ao desenvolvimento do ensino e aprendizagem devido à pandemia do COVID-19. Considerando o contexto causado pelo COVID-19, em que não houve tempo para um planejamento adequado de ensino, o modelo tradicional de educação presencial em sala de aula foi forçado a se adaptar em um curto período de tempo. Os profissionais da educação ficaram diante de um cenário complexo de ensino remoto emergencial, sem experiência prévia, tempo para pensar em um planejamento cuidadoso e acesso imediato a recursos tecnológicos adequados para o desenvolvimento dos cursos. Efetivamente, muitos colegas foram levados a adaptar grosseiramente a atividade relativa ao modelo de ensino presencial para o modelo de ensino à distância. Não há dúvidas de que os cursos experimentais são uma parte fundamental da formação acadêmica. E não é uma preocupação recente discutir e comparar laboratórios práticos, simulados e remotos com alguma automação. No entanto, a pandemia do COVID-19 induziu a necessidade de uma mudança repentina no sistema educacional tradicional. O presente trabalho investigou o ensino de física experimental e a expectativa dos estudantes em relação aos cursos de ciclo básico nas disciplinas de física durante a pandemia da COVID-19 (ensino remoto). Foram utilizadas duas abordagens para algumas disciplinas laboratoriais ofertadas pelo Departamento de Física: experimentos reais filmados pela equipe de professores e simulações virtuais na plataforma gratuita PhET. Além da autopercepção dos estudantes em relação ao desempenho e habilidades adquiridas, a pesquisa também mediu a expectativa dos alunos em relação ao ensino remoto. Por meio de questionários, foram coletados dados para analisar as diferenças entre as abordagens. Os resultados indicaram que o grupo de alunos que teve acesso às simulações virtuais teve um resultado mais satisfatório em termos de desempenho e habilidades adquiridas. Tal grupo relatou maior conexão com o conteúdo, motivação e engajamento. Além disso, a pesquisa revelou que a expectativa dos alunos em relação ao ensino remoto foi inicialmente positiva para um número significativo dos alunos. Isso aponta para um contexto onde as simulações virtuais ofereceram uma experiência educacional mais envolvente indicando a necessidade do envolvimento direto com a prática experimental, ou seja, executar a montagem, realizar as medidas e analisar a coleta de dados. Por outro lado, a expectativa em relação ao desenvolvimento de habilidades experimentais para atuar no mercado de trabalho foi baixa. Os resultados destacam a importância de considerar as expectativas dos alunos ao planejar estratégias de ensino remoto (e presencial). |