"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18927

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Paula Eduarda Arnaldo Dantas Lima
Orientador VANILDA DE PAIVA BASTOS
Outros membros KAMILLA BOTELHO DE OLIVEIRA, NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES, Pâmela Alves Castro
Título Abelha não faz mal, faz mel: o curioso mundo da apicultura
Resumo O projeto “Abelha Não Faz Mal, Faz Mel: O Curioso Mundo da Apicultura”, tema deste resumo, foi desenvolvido na disciplina EIN 357 - Ciências Naturais e Sociais e propôs contribuir para a construção de conhecimentos e saberes relacionados a ciências naturais e sociais, com crianças de 3 anos do Laboratório de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Viçosa. Foram realizadas 4 atividades com enfoque nas ciências e apicultura, conforme características da faixa etária, visando a melhor forma de proporcionar experiências concretas de forma lúdica, sendo uma atividade de apresentação do tema, com imagens reais do processo de apicultura; a visita de um apicultor na sala, com os materiais que ele utiliza; dramatização com itens reais da apicultura e alguns confeccionados; e preparo de alimento com o mel. A Ciência está presente na vida de todos os sujeitos em situações cotidianas, tendo relações de transformações, experimentações, exploração e descobertas. Logo, o tema partiu da compreensão de escassos trabalhos publicados sobre a apicultura na Educação Infantil, sendo um tema que desperta curiosidade nas crianças com recursos diferentes a serem explorados. A apicultura está presente, em produções que são consumidas, como mel e própolis, e é a profissão responsável por colher as produções das abelhas e adequá-las ao consumo humano, sendo uma atividade totalmente sustentável. Assim, com as atividades lúdicas objetivou-se desenvolver o senso crítico-reflexivo; a sensibilidade e curiosidade com diversas experiências, favorecendo o desenvolvimento infantil, no viés de habituá-las com o tema, ansiando-se momentos de experiências significativas e prazerosas às crianças. Finalizando o projeto, priorizou-se avaliar aspectos qualitativos e aferiu-se que teve um interesse e participação ativa das crianças nas atividades, sendo possível observar que estavam se apropriando do projeto, sugerindo, comprovando ou negando hipóteses, demonstrando recordar e compreender algumas características da apicultura, dialogando e interagindo com o que estava disposto a elas, sendo possível ver conceitos das ciências sendo construídos. Posto tudo isto, o ensino das ciências na Educação Infantil se torna essencial no desenvolvimento infantil e pode influenciar nas capacidades e habilidades das crianças. Compreender que oferecer ensino de qualidade, de forma lúdica torna-se tarefa essencial do professor de Educação Infantil, e com as ciências naturais e sociais isto se torna ainda mais essencial. Entender que é tarefa do professor possibilitar situações que as crianças construam seus conhecimentos, formulem e testem hipóteses por meio de elementos que causem curiosidade e interesse de maneira lúdica, como feito com o projeto, é fundamental para o desenvolvimento das linguagens presentes na Educação Infantil. O projeto demonstrou que como professores, deve-se respeitar e estimular as crianças e suas singularidades, proporcionando momentos de aprendizagem e prazer.
Palavras-chave Ciências Naturais e Sociais, Apicultura, Abelha.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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