Resumo |
O projeto “Abelha Não Faz Mal, Faz Mel: O Curioso Mundo da Apicultura”, tema deste resumo, foi desenvolvido na disciplina EIN 357 - Ciências Naturais e Sociais e propôs contribuir para a construção de conhecimentos e saberes relacionados a ciências naturais e sociais, com crianças de 3 anos do Laboratório de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Viçosa. Foram realizadas 4 atividades com enfoque nas ciências e apicultura, conforme características da faixa etária, visando a melhor forma de proporcionar experiências concretas de forma lúdica, sendo uma atividade de apresentação do tema, com imagens reais do processo de apicultura; a visita de um apicultor na sala, com os materiais que ele utiliza; dramatização com itens reais da apicultura e alguns confeccionados; e preparo de alimento com o mel. A Ciência está presente na vida de todos os sujeitos em situações cotidianas, tendo relações de transformações, experimentações, exploração e descobertas. Logo, o tema partiu da compreensão de escassos trabalhos publicados sobre a apicultura na Educação Infantil, sendo um tema que desperta curiosidade nas crianças com recursos diferentes a serem explorados. A apicultura está presente, em produções que são consumidas, como mel e própolis, e é a profissão responsável por colher as produções das abelhas e adequá-las ao consumo humano, sendo uma atividade totalmente sustentável. Assim, com as atividades lúdicas objetivou-se desenvolver o senso crítico-reflexivo; a sensibilidade e curiosidade com diversas experiências, favorecendo o desenvolvimento infantil, no viés de habituá-las com o tema, ansiando-se momentos de experiências significativas e prazerosas às crianças. Finalizando o projeto, priorizou-se avaliar aspectos qualitativos e aferiu-se que teve um interesse e participação ativa das crianças nas atividades, sendo possível observar que estavam se apropriando do projeto, sugerindo, comprovando ou negando hipóteses, demonstrando recordar e compreender algumas características da apicultura, dialogando e interagindo com o que estava disposto a elas, sendo possível ver conceitos das ciências sendo construídos. Posto tudo isto, o ensino das ciências na Educação Infantil se torna essencial no desenvolvimento infantil e pode influenciar nas capacidades e habilidades das crianças. Compreender que oferecer ensino de qualidade, de forma lúdica torna-se tarefa essencial do professor de Educação Infantil, e com as ciências naturais e sociais isto se torna ainda mais essencial. Entender que é tarefa do professor possibilitar situações que as crianças construam seus conhecimentos, formulem e testem hipóteses por meio de elementos que causem curiosidade e interesse de maneira lúdica, como feito com o projeto, é fundamental para o desenvolvimento das linguagens presentes na Educação Infantil. O projeto demonstrou que como professores, deve-se respeitar e estimular as crianças e suas singularidades, proporcionando momentos de aprendizagem e prazer. |