"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18908

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Warley Teixeira dos Santos
Orientador MARISA DIBBERN LOPES CORREIA
Outros membros Camila Aparecida Silva, Ester dos Santos Valentim, Leticia Varela de Azevedo, Riquelme Aparecido Candido
Título O agir profissional do enfermeiro diante a criança com transtorno do espectro autista: revisão de literatura
Resumo Introdução: ao refletir a sociedade em que vivemos, entende-se que o papel do enfermeiro em suas diversas dimensões e situações de trabalho e cuidado deve ser sempre pautado na ética e no compromisso ao bem estar e saúde do indivíduo. Neste sentido, diante ao trabalho com crianças que expressam especificidades cognitivas, comportamentais e de relacionamento interpessoal, este trabalho vem na busca de identificar o agir profissional da enfermagem no cuidado a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considera-se Transtorno do Espectro Autista condições neurodesenvolvimentais da função cerebral, que revelam incapacidades as quais variam de leves a graves, com diferentes nuances e singularidades, de graus severos, altas habilidades e ou comportamentais. Objetivos: identificar na literatura científica como se dá o agir profissional do enfermeiro diante de crianças com TEA. Material e Métodos: estudo bibliográfico, de revisão da literatura, que buscou investigar diferentes estudos acerca da atenção, cuidado, assistência e o agir profissional do enfermeiro diante a criança autista. Resultados: diferentes trabalhos ressaltam a importância da atenção, do cuidado e da assistência de enfermagem na percepção e identificação de sinais e sintomas diante à criança com TEA. Considera-se que a atenção se dá em três níveis, exigindo suporte, requerendo apoio substancial e exigindo suporte extremo em todos os momentos. Junto a isto, compreende-se que a aplicação da Teoria de Enfermagem do Autocuidado de Dorothea Orem a crianças com autismo propicia melhora no comportamento, concentração, atenção, cognição e autonomia destas, facilitando a abertura para com o profissional. No entanto, ressalta-se que há uma escassez de profissionais capacitados e hábeis para o cuidado e assistência a crianças autistas. Conclusões: em linhas gerais é necessário que se haja formação constante e diferenciada para o trabalho com crianças autistas, uma vez que tal transtorno possui diferentes nuances, como também, que em seu agir profissional, o enfermeiro seja capaz de propiciar situações de segurança e tranquilidade na atenção, assistência e cuidado à criança com TEA, possibilitando um ambiente acolhedor, educativo e que promova o autocuidado e a autonomia da mesma.
Palavras-chave Transtorno do Espectro Autista, Autismo, Enfermagem.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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