"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18881

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ana Claudia Mello da Silva
Orientador MARIANA RAMALHO PROCOPIO XAVIER
Outros membros CRISTIANE CATALDI DOS SANTOS PAES
Título Discursos da pandemia: uma perspectiva semiolinguística da campanha de vacinação contra a Covid-19 divulgada pelo Ministério da Saúde
Resumo A pandemia da Covid-19 alterou a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, deixando todos em alerta devido aos riscos gerados pelo vírus SARS-Cov-2, o causador da doença. Com o aumento constante do número de infectados, assim como de vítimas graves e fatais, surgiu a necessidade da produção de vacinas que amenizassem a situação e pudessem fazer com que a sociedade voltasse à “normalidade”. Desse modo, imunizantes foram produzidos em tempo recorde e, aos poucos, adquiridos por diversos países com o intuito de proteger a população. Apesar de certo atraso na aquisição de vacinas, o Brasil também garantiu as doses. Com o início da imunização, tornou-se necessária a realização de campanhas que estimulassem a população a se vacinar, a fim de imunizar o maior número de pessoas possível e diminuir a gravidade do quadro pandêmico que o país vinha passando. Considerando que o Brasil é conhecido por ser referência mundial em vacinação, cabe ressaltar que o Ministério da Saúde é oficialmente o responsável por produzir e veicular campanhas de vacinação nas mídias, buscando estimular a imunização. Assim, no contexto pandêmico, o órgão produziu alguns vídeos curtos para serem divulgados em sua campanha. Esses vídeos foram publicados na página oficial do Ministério no Facebook, além de terem sido divulgados em outras mídias, como demais redes sociais. Em vista disso, considerando a relevância das campanhas de vacinação para a conscientização e incentivo à imunização, este trabalho tem como objetivo analisar os discursos envolvidos na campanha veiculada pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, pretende-se verificar como tais discursos se expressam, nos atentando aos recursos empregados para atingirem sua principal finalidade: convencer a população a se vacinar. Para isso, empregamos a perspectiva analítica da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, sobretudo, no que se refere aos sujeitos do ato de linguagem, ao contrato de comunicação, às estratégias discursivas e aos imaginários sociodiscursivos inseridos nesses discursos. Em análises iniciais, foi possível observar que nos vídeos da campanha há frequentemente a presença de temáticas ligadas ao trabalho e de um imaginário rural, além de serem ausentes dados de comprovação científica relacionados à pandemia. Os vídeos também apresentam aspectos como a presença do famoso personagem Zé Gotinha e sua família, a divulgação constante de dados sobre a vacinação e a divulgação dos processos de produção e distribuição das vacinas. Além disso, os discursos tendem a se aproximar dos ideais do governo vigente durante sua divulgação, dado que este tinha ligação direta com o Ministério da Saúde. Desse modo, ressalta-se a importância de analisar aspectos que envolvem essa que foi uma das maiores campanhas de vacinação realizadas no país, estando ligada a uma pandemia que marcou a história epidemiológica do Brasil e o mundo.
Palavras-chave Campanhas de vacinação, Ministério da Saúde, Teoria Semiolinguística
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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