"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18880

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Núbia Moreira Frederico
Orientador JUAN PABLO CHIAPPARA CABRERA
Título A “casa” como elemento de terror em contos hispano-americanos
Resumo Nessa pesquisa desenvolvida no contexto do TCC, analisamos diferentes concepções do fantástico e suas características nos baseando em fontes bibliográficas teóricas e nos contos que formaram nosso corpus, com o objetivo de compreender de que maneira a casa desempenha um papel na evocação do medo nas narrativas fantásticas e de terror. Buscamos entender as origens da literatura de terror-fantástico, gênero no qual consideramos que podem ser inseridos os três contos que fazem parte do nosso corpus. Do ponto de vista teórico, nos baseamos na obra clássica de Tzvetan Todorov intitulada "Introdução à literatura fantástica", na qual propõe que o efeito do fantástico se dá quando há a possibilidade de uma hesitação na história entre o fantástico e o maravilhoso, sob a condição de nem o narrador, nem os personagens e nem o leitor poderem escolher por uma ou outra opção para que o fantástico permaneça. Ademais, estudamos as concepções sobre o fantástico elaboradas por J. L. Borges em textos ensaísticos da década de 1930, nos quais propõem a ideia contraintuitiva do fantástico, mas não sobrenatural; em terceiro lugar, analisamos as concepções de D. Roas apresentadas na obra "A ameaça do fantástico", quem não abre mão do sobrenatural para definir o fantástico. Por último, do ponto de vista teórico, nos debruçamos sobre a questão do medo ao trabalhar com o clássico "O horror sobrenatural em literatura" de P. H. Lovecraft; nesta obra, ele afirma que o elemento central da literatura fantástica é o horror e o medo, ideia que tanto Todorov quando David Roas discutem ao formularem suas visões sobre o fantástico, e que o Borges retoma no conto analisado por nós, intitulado "There are more Things". No que diz respeito ao corpus selecionado, trabalhamos também com o conto "Casa tomada" de Julio Cortázar e com "La casa de Adela", de Mariana Enríquez. Nossa análise procurou identificar nos contos os mecanismos narrativos através dos quais estes três autores constroem seus relatos em diálogo com a tradição ou deslocando-a e desafiando a teoria. Ao concluir, constatamos que a casa desempenha um papel crucial nestes três contos representativos das obras destes três autores argentinos de três gerações distintas dedicadas à literatura fantástica. De fato, a casa transcende sua função básica de mero abrigo para se tornar um elemento vital na trama, podendo se tornar um personagem, uma entidade que assume características malignas e que passa de um espaço familiar e conhecido pelos personagens e pelos leitores, um local onde as pessoas se sentem à vontade e seguras dos perigos externos, a ser um lugar perturbador no qual são introduzidos elementos ameaçadores. Desse feito, estres três contos conseguem desestabilizar a cena de segurança que pressupõe a casa e o lar, e exploram o conflito entre o que é familiar e o que é estranho, causando uma sensação de desorientação e horror ao explorar os medos mais profundos dos seres humanos em relação ao desconhecido e ao sobrenatural.
Palavras-chave Casa, Contos, Fantástico
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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