Resumo |
Introdução: O suicídio pode ser definido como um ato deliberado, executado pelo próprio indivíduo de forma intencional, com um meio que ele acredita ser letal e cuja intenção é a morte. É um fenômeno social complexo e multifatorial, considerado um grave problema de saúde pública, a nível mundial, que afeta indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades e orientações sexuais. Para alguns adolescentes, as mudanças psicossociais, podem causar grandes perturbações e serem avassaladoras, na medida em que se sentem assoberbados com as preocupações, descobertas e incertezas vivenciadas nesse estágio da vida. Diante disso, a realização de atividades educativas nas escolas, torna-se uma ferramenta essencial para a prevenção de situações de risco que resultem em danos à integridade do indivíduo, visto que estes são espaços de formação com grande potencial de impacto em um extenso número de adolescentes. Objetivo: Relatar a experiência sobre o planejamento e execução de uma atividade educativa sobre prevenção ao suicídio. Principais ações: No primeiro momento, houve uma apresentação expositiva sobre o suicídio e estatísticas na população adolescente. No segundo momento, foi realizada uma dinâmica em que os estudantes seguraram um balão acima da cabeça enquanto o grupo explanava sobre mudanças na adolescência que podem ser geradoras de ideações suicidas, com o intuito de realizar uma analogia entre o cansaço de segurar os balões, com a repressão de sentimentos conflituosos. A seguir, foi solicitado que os estudantes se dividissem em grupos e desenvolvessem um trabalho sobre saúde mental e suicídio utilizando o conhecimento prévio e o que havia sido abordado até o momento. Foram disponibilizados cartolinas, cola, revistas, tintas, tesouras e pincéis para esta dinâmica. No terceiro e último momento, ocorreu a reflexão sobre os objetivos das duas dinâmicas e orientações sobre os locais referentes de onde buscar ajuda para a demanda de saúde mental. A finalização consistiu em apresentar fatores de risco e medidas não farmacológicas para manejo das desordens mentais, com enfoque na auriculoterapia, além da disponibilização de um QR code para avaliação da atividade. Resultados: A dinâmica desenvolvida, apesar de bem implementada e satisfatória, demonstrou-se um desafio para o grupo no que diz respeito à articulação com a coordenação da instituição, pelo tempo restrito e pelo quantitativo de participantes. Entretanto, os estudantes, em sua grande maioria, participaram de forma ativa e dedicada, realizando as atividades propostas com empenho, sendo que 90% das respostas ao questionário foram de notas acima de 8/10. Conclusão: A atividade implementada foi de grande importância, por se tratar de uma temática que muitas vezes não é discutida no espaço escolar, com isso foi possível atingir um grande número de pessoas na faixa etária considerada de risco, fato este também evidenciado pelo auto relato dos estudantes na avaliação da atividade. |