Resumo |
Nesta proposta, apresentam-se as atividades de artes musicais, corporais, que fazem parte de um projeto maior, denominado “Fazer arte lá fora, porque é lá que eu quero arteirar”, tendo como enfoque o desenvolvimento de artes no ambiente externo a sala de aula. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes da disciplina EIN 356- Expressões artísticas na infância, do curso de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa (UFV). As atividades foram realizadas no Laboratório de Desenvolvimento Infantil e Laboratório de Desenvolvimento Humano, tendo como público alvo crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses. As artes musicais e corporais possibilitam à criança conhecer seu corpo e explorá-lo, através da movimentação e da musicalização, interagindo com uma diversidade de instrumentos musicais, ritmos e sons. Além disso, propicia diversas formas de expressão. Muitas vezes, a criança é inserida na educação infantil muito cedo, desde os 4 meses de vida por exemplo. A criança está explorando os sons musicais e conhecendo. Diante disto, trabalhar a arte musical, corporal e os movimentos desde o início é uma contribuição para que as crianças aprendam a dar sentido e significado aos movimentos que são instigados pela música, e também possibilita que ela conheça os diversos instrumentos musicais. Os objetivos deste projeto foram trabalhar a arte musical, corporal e movimentos, aprimorarando os conhecimentos das crianças sobre a música e a existência de várias formas de se fazer música; permitir a exploração de movimentos de forma que as crianças sejam ativas nesse processo,tendo como meio a atividade lúdica; possibilitar que as crianças usem seu corpo para se expressar com movimentos através da música. As atividades foram contextualizadas com as crianças na área silenciosa nas salas dos laboratórios, e em seguida as crianças foram direcionadas para a área externa e área coberta para que pudessem explorar os instrumentos e objetos que são usados para possibilitar o conhecimento da arte musical, corporal e movimentos. As atividades de Artes musicais, corporais e movimento foram realizadas nos Laboratórios de Desenvolvimento Humano e Infantil. Nas atividades realizadas houve uma grande participação e interação das crianças ao conhecer os mais diferentes instrumentos musicais, como o pau de chuva, castanhola, kabuletê, gaita, xilofone, pandeiro e tambor, assim como também uma grande exploração dos movimentos corporais e da percepção sonora pelas crianças com a utilização de fitas de ginástica rítmica. Essas atividades desenvolvidas possibilitaram e possibilitam para nós professores experiências, conhecimentos e mais possibilidades de imaginação para se trabalhar com as crianças as artes musicais, corporais e os movimentos, assim como também o entendimento e importância de trazer essa arte para o dia-a-dia das crianças. |