"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18876

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mayara Santana dos Anjos
Orientador MARCIA ONISIA DA SILVA
Outros membros Franciely Júnia Souza Rodrigues, KAMILLA BOTELHO DE OLIVEIRA, Maria Fernanda Santos Silva
Título Arte dentro e fora da sala: inspirações (trans) formadoras
Resumo Nesta proposta, apresentam-se as atividades de artes musicais, corporais, que fazem parte de um projeto maior, denominado “Fazer arte lá fora, porque é lá que eu quero arteirar”, tendo como enfoque o desenvolvimento de artes no ambiente externo a sala de aula. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes da disciplina EIN 356- Expressões artísticas na infância, do curso de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa (UFV). As atividades foram realizadas no Laboratório de Desenvolvimento Infantil e Laboratório de Desenvolvimento Humano, tendo como público alvo crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses. As artes musicais e corporais possibilitam à criança conhecer seu corpo e explorá-lo, através da movimentação e da musicalização, interagindo com uma diversidade de instrumentos musicais, ritmos e sons. Além disso, propicia diversas formas de expressão. Muitas vezes, a criança é inserida na educação infantil muito cedo, desde os 4 meses de vida por exemplo. A criança está explorando os sons musicais e conhecendo. Diante disto, trabalhar a arte musical, corporal e os movimentos desde o início é uma contribuição para que as crianças aprendam a dar sentido e significado aos movimentos que são instigados pela música, e também possibilita que ela conheça os diversos instrumentos musicais. Os objetivos deste projeto foram trabalhar a arte musical, corporal e movimentos, aprimorarando os conhecimentos das crianças sobre a música e a existência de várias formas de se fazer música; permitir a exploração de movimentos de forma que as crianças sejam ativas nesse processo,tendo como meio a atividade lúdica; possibilitar que as crianças usem seu corpo para se expressar com movimentos através da música. As atividades foram contextualizadas com as crianças na área silenciosa nas salas dos laboratórios, e em seguida as crianças foram direcionadas para a área externa e área coberta para que pudessem explorar os instrumentos e objetos que são usados para possibilitar o conhecimento da arte musical, corporal e movimentos. As atividades de Artes musicais, corporais e movimento foram realizadas nos Laboratórios de Desenvolvimento Humano e Infantil. Nas atividades realizadas houve uma grande participação e interação das crianças ao conhecer os mais diferentes instrumentos musicais, como o pau de chuva, castanhola, kabuletê, gaita, xilofone, pandeiro e tambor, assim como também uma grande exploração dos movimentos corporais e da percepção sonora pelas crianças com a utilização de fitas de ginástica rítmica. Essas atividades desenvolvidas possibilitaram e possibilitam para nós professores experiências, conhecimentos e mais possibilidades de imaginação para se trabalhar com as crianças as artes musicais, corporais e os movimentos, assim como também o entendimento e importância de trazer essa arte para o dia-a-dia das crianças.
Palavras-chave Arte, criança, arte musical
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,66 segundos.