Resumo |
Na atualidade, desde que passou a ser utilizado como meio de comunicação internacional, sobretudo a partir da Segunda Guerra Mundial, o inglês não é mais considerado propriedade de um povo específico, mas de todos que o utilizam em nível global. Mais do que um meio de comunicação internacional, no âmbito da educação superior, o inglês tem se naturalizado, cada vez mais, como língua acadêmica, inclusive em países não falantes do idioma. Neste contexto, sobressai o uso do inglês como meio de instrução – English as a medium of instruction (EMI) – visando o ensino de conteúdos e disciplinas acadêmicas. No caso das universidades brasileiras, a sua adoção tem sido tratada como umas das estratégias de internacionalização, para além, é claro, da mobilidade acadêmica, que é a ideia precursora de todas as políticas desenvolvidas neste sentido. É aí que se situa a presente pesquisa, voltada ao acima referido EMI, perspectivando a sua utilização no nível da educação superior no Brasil, particularmente no ensino jurídico. Como especificação desse plano mais amplo, a pesquisa também se orientou à análise do uso do EMI tendo em vista a experiência de sua implantação em uma disciplina jurídica específica, oferecida no primeiro semestre de 2022, no Curso de Graduação em Direito da Universidade Federal de Viçosa (UFV), consistindo o problema de pesquisa na identificação dos efeitos de tal prática no processo de aprendizagem de conteúdos da disciplina “Sistema Interamericano de Direitos Humanos”. O que se fez por meio de pesquisa bibliográfica voltada a coleta e interpretação, por meio da técnica da análise de conteúdo, de dados em produções científicas sobre o objeto de pesquisa. Assim como por meio da aplicação, sob autorização do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da UFV, das técnicas consistentes em testes de proficiência em inglês, questionários e realização de grupo focal, no intuito de aferir a percepção dos estudantes matriculados na referida disciplina, quanto ao papel de sua proficiência em inglês, de suas emoções e das metodologias em EMI aplicadas em seu processo de aprendizagem. Nesta apresentação, serão explicitados todos os métodos utilizados ao logo das fases bibliográfica e empírica, bem como comunicados os resultados alcançados com a pesquisa, perfilhando o grau de utilização do EMI pelas universidades brasileiras, em diversos campos do conhecimento e as percepções dos estudantes participantes a respeito de sua própria aprendizagem. |