"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18853

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Sávio Rodrigues de Oliveira
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Outros membros BIANCA SENA GOMES
Título Ensino de Libras a profissionais da educação de Viçosa: desafios, metodologias e perspectivas de uma educação inclusiva.
Resumo Originado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), o curso denominado “CELIB nas escolas” deriva do Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais (CELIB), que possui como finalidade o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) à comunidade viçosense, que conta com a participação de alunos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX). O objetivo é difundir a Libras na cidade e região de Viçosa – MG no intuito de promover acessibilidade linguística e apoiar o processo inclusivo de estudantes surdos. Tal projeto possui como premissa atender às necessidades de inclusão dos sujeitos surdos na região, visando a promoção de uma educação libertadora, através da valorização da identidade e da cultura surda, visto que é direito do aluno ter acesso aos conteúdos escolares em sua língua fonte. Buscamos estudar e direcionar os instrumentos de avaliação para a translinguagem. A translinguagem se contextualiza no meio educacional como o propósito de atender às necessidades da minoria linguística na transformação do processo social, cultural, educacional e no autorreconhecimento crítico e autônomo do ser minoritário. Essa teoria constitui-se em uma metodologia que abrange aos povos minoritários que são socialmente e culturalmente oprimidos e minorizados. Trata de inserir na educação, buscando contemplar sujeitos com o direito inequívoco às suas práticas de linguagens, histórias e repertórios, sem o peso do julgamento e imposições de um grupo que se entende como maioria. É direito do aluno surdo ter um intérprete o acompanhando nas aulas, desde a educação básica até o nível superior, porém, o responsável por conduzir, ensinar e avaliar as demandas de sala de aula é o professor regente, para tanto, pensar uma sala de aula capaz de vislumbrar povos linguisticamente minoritários é refletir uma educação decolonial. O atual projeto consiste em realizar aulas de Libras básico para os professores de escolas municipais de Viçosa. Considerando o objetivo geral, práticas de ensino são desenvolvidas pelo bolsista semanalmente, em que ele é responsável por elaborar e ministrar essas aulas. Como o ensino é realizado de modo holístico, com a utilização da teoria e a prática de forma colaborativa, são desenvolvidas reuniões semanais com a orientadora para discutir sobre o que/como será ministrada essas aulas. Ademais, também está sendo construída uma pesquisa dos materiais ministrados, correlacionando-os com a translinguagem, a base teórica e metodológica utilizada no desenvolvimento de todo o projeto, tanto no que consta a produção das aulas, como também do material didático desenvolvido. Conclui-se, portanto, que o projeto ocorre no viés do ensino, oferecido pela própria atividade de aulas semanais do bolsista; extensão, devido ao contato direto com a sociedade Viçosense; e a pesquisa, a qual direciona-se para os estudos da translinguagem sobre os materiais e metodologias utilizadas no curso.
Palavras-chave Libras, inclusão, formação de professores
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,69 segundos.