Resumo |
Originado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), o curso denominado “CELIB nas escolas” deriva do Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais (CELIB), que possui como finalidade o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) à comunidade viçosense, que conta com a participação de alunos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX). O objetivo é difundir a Libras na cidade e região de Viçosa – MG no intuito de promover acessibilidade linguística e apoiar o processo inclusivo de estudantes surdos. Tal projeto possui como premissa atender às necessidades de inclusão dos sujeitos surdos na região, visando a promoção de uma educação libertadora, através da valorização da identidade e da cultura surda, visto que é direito do aluno ter acesso aos conteúdos escolares em sua língua fonte. Buscamos estudar e direcionar os instrumentos de avaliação para a translinguagem. A translinguagem se contextualiza no meio educacional como o propósito de atender às necessidades da minoria linguística na transformação do processo social, cultural, educacional e no autorreconhecimento crítico e autônomo do ser minoritário. Essa teoria constitui-se em uma metodologia que abrange aos povos minoritários que são socialmente e culturalmente oprimidos e minorizados. Trata de inserir na educação, buscando contemplar sujeitos com o direito inequívoco às suas práticas de linguagens, histórias e repertórios, sem o peso do julgamento e imposições de um grupo que se entende como maioria. É direito do aluno surdo ter um intérprete o acompanhando nas aulas, desde a educação básica até o nível superior, porém, o responsável por conduzir, ensinar e avaliar as demandas de sala de aula é o professor regente, para tanto, pensar uma sala de aula capaz de vislumbrar povos linguisticamente minoritários é refletir uma educação decolonial. O atual projeto consiste em realizar aulas de Libras básico para os professores de escolas municipais de Viçosa. Considerando o objetivo geral, práticas de ensino são desenvolvidas pelo bolsista semanalmente, em que ele é responsável por elaborar e ministrar essas aulas. Como o ensino é realizado de modo holístico, com a utilização da teoria e a prática de forma colaborativa, são desenvolvidas reuniões semanais com a orientadora para discutir sobre o que/como será ministrada essas aulas. Ademais, também está sendo construída uma pesquisa dos materiais ministrados, correlacionando-os com a translinguagem, a base teórica e metodológica utilizada no desenvolvimento de todo o projeto, tanto no que consta a produção das aulas, como também do material didático desenvolvido. Conclui-se, portanto, que o projeto ocorre no viés do ensino, oferecido pela própria atividade de aulas semanais do bolsista; extensão, devido ao contato direto com a sociedade Viçosense; e a pesquisa, a qual direciona-se para os estudos da translinguagem sobre os materiais e metodologias utilizadas no curso. |